Dona de um currículo estrelado a caxiense Luciana Ribeiro Chalela, filha de Aziz Chalela (in memoriam) e Eunice Terezinha Ribeiro Chalela, traça uma história marcante de aprendizado que se iniciou na infância, época em que seu pai se valia de uma caixa de fósforos para introduzi-la no universo dos números. Ela cresceu em uma família de intelectuais, o que a motivou, adulta, a buscar um PhD na área de administração de empresas. Sua afinidade pela organização no trabalho contrasta com sua vida pessoal, na qual não se considera uma boa fisionomista e prefere as planilhas. A gestão patrimonial é sua especialidade, unindo estratégia e finanças como um guia para os objetivos. Suas notas incluem graduação em Administração de Empresas e mestrado em Administração da Inovação e Competitividade, ambas pela UCS, MBA em Finanças e doutorado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, seguido por um intercâmbio na Espanha.
– A dualidade entre minha organização profissional e minha vida pessoal é uma das características que me torna ainda mais humana. Dito isso, depois de me dedicar a um intenso período de estudos aprendi uma lição valiosa: “Escute a voz da experiência e não se coloque em situações difíceis para mostrar o quanto você é capaz.” – reflete a bonita mulher de Karl Daniel Karvik e mãe de David Karvik Chalela, quatro anos. Além do preciosismo na área, Luciana não abre mão do estilo de vida saudável, mantendo-se ativa diariamente. Suas paixões incluem viajar e trocar experiências, enquanto o livro “O Profeta” de Khalil Gibran é outra de suas bússolas. Ao compartilhar sua história, ela destaca a importância da determinação e disciplina para superar etapas. Iniciou sua carreira na reestruturação financeira ao assumir os negócios da família após o falecimento do pai, contestando os olhares incrédulos, garante.
– Vivi na pele o caos de uma sucessão não planejada e procurei ajuda de especialistas que disseram que essa era uma batalha perdida. Naquele momento o impossível era a minha única alternativa e ignorei todos os “nãos” que escutei. No Brasil 90% das empresas têm perfil familiar, respondem por mais da metade do PIB e empregam 75% da mão de obra no país, mas apenas 15% sobrevivem na terceira geração (IBGE, 2023). O desafio é a sobreposição de papéis nos quais a empresa vira uma extensão da vida pessoal e vice-versa. Sem uma divisão clara dessas dimensões, o gerenciamento se torna complexo e os erros afetam o cotidiano do empreendedor – declara Luciana ao apresentar estatísticas que se encaixam na situação que enfrentou.
Hoje, administra gestão patrimonial, personalizando estratégias para atender objetivos específicos, reconhecendo a falácia da verdade absoluta. Luciana incentiva a superar resistências em falar sobre finanças, ressaltando a solução de problemas como foco, pois segundo ela, não há virada de chave no escuro.
– A falta de recursos impacta nossas relações sociais e até mesmo o bem-estar físico e mental. É muito comum que problemas financeiros agravem fragilidades emocionais. Difundimos crenças limitantes como “o dinheiro é a origem de todo o mal” e não acordamos para o fato que a prosperidade financeira pode influenciar positivamente nosso entorno. As pessoas de sucesso que conheço impulsionam sua rede de relacionamentos, em um ambiente de cooperação e não de competição – enfatiza. Luciana percebe a estabilidade financeira como essencial para uma vida plena, desmistificando a ideia de que atenção às finanças é materialismo. Acredita na união e suas metas para 2024 incluem expandir as fronteiras de seu pensamento.
– Este ano começou de forma gratificante. Fui selecionada para desenvolver e lecionar uma disciplina de mestrado em “Wealth Management” na Ambra University, na Florida, Estados Unidos. Ser reconhecida como referência internacionalmente nesse segmento é um privilégio e uma conquista – finaliza.
.
Raio-x:
- Negociar é… construir uma ponte entre interesses divergentes para o sucesso mútuo.
- Meu lugar no mundo… é a busca incessante por conhecimento, pois por meio dele, observo as mesmas paisagens cotidianas com um novo olhar.
- Amar é… a atenção aos pequenos detalhes.
- Sonho realizado e outro para tirar do papel: Consegui aplicar com sucesso o meu conhecimento na gestão financeira da minha família. O próximo passo é compartilhar com quem não tem acesso a esse tipo de informação.
- Minha família… é meu porto seguro.
- Meus heróis… são pessoas como minha mãe, Eunice, integrante da primeira turma de mulheres do Ministério Público do RS, que utilizam a inteligência para deixar um legado