Neste fim de semana, revelamos o valor de uma mulher à frente de seu tempo. Ela responde pelo nome de Marijane Paese, nascida sob a égide do signo de Gêmeos, em Bento Gonçalves. Dona de múltiplos talentos e grande experiência por conta de sua formação em Matemática e Física pela UCS e mestrado em Estatística pela PUCRS, a filha de Natalino Paese e Teresinha Massocco Paese teve uma infância marcada por lembranças de liberdade. Subia em árvores, deslizava em carrinho de lomba e desfrutava de piqueniques, brincadeiras lúdicas que a impulsionaram a seguir, na fase adulta, uma jornada acadêmica estrelada, que ampliou sua compreensão sobre o ser e o estar.
Professora e empresária, Marijane, esposa de Deonir De Toni, mãe de dois jovens, Marina e Lucas Paese De Toni, 20 e 18 anos, respectivamente, acredita que a estatística é uma ferramenta valiosa para orientar novos negócios. Foi com esse argumento de precisão que ela impactou a gestão dos 49 municípios da Serra, particularmente durante a pandemia, promovendo a manutenção do turismo e do comércio na região, ainda enquanto atuava em um dos departamentos do Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG).
Outro feito notável em seu currículo foi sua recente representatividade como a primeira mulher na presidência do CIC-BG, depois de 108 anos sempre dirigido por figuras masculinas. Em sua última gestão, que se encerrou no ano passado, ela destaca o desafio, a responsabilidade em um papel de visibilidade na instituição centenária e reflete o compromisso com a comunidade, liderando projetos como o Natal nos Vinhedos e a reestruturação da Fenavinho 2024, contribuindo para a projeção do Nordeste gaúcho.
— Liderança é se desenvolver plenamente, inspirar confiança e promover o crescimento da equipe. Trabalhamos em diversos temas, além do Natal nos Vinhedos e Fenavinho, como os Jogos Coloniais e o Tortelaço. Valeu a pena toda a dedicação. Os resultados são evidentes em nossas conquistas. Para nos mantermos organizados e produtivos é preciso treinar o foco. O caminho se faz caminhando, resolvendo problemas na prioridade em que aparecem — filosofa Marijane com olhar vanguardista, percebendo a influência da ciência de dados em setores não tradicionais e reconhecendo seu potencial para alavancar também a arte, cultura e esportes.
A pandemia do COVID-19 revelou desafios, mas Marijane soube se valer de seus conhecimentos para defender a Serra gaúcha, por meio de uma elogiada atuação. Seu legado inclui não apenas o trabalho no CIC-BG, mas também a liderança para fomentar o desenvolvimento regional, como o incentivo à qualificação da mão de obra e o movimento Inova Bento — hub de negócios que vislumbra um futuro promissor atraindo talentos e startups para a região, com o intuito de gerar ainda mais concorrência.
Fora do ambiente profissional, as paixões de Marijane incluem viajar e jogar padel, atividades que a elevam para uma vida de equilíbrio entre o ofício, atualmente como diretora da Paese Distribuidora de Ferragens, e os afazeres domésticos. Seu compromisso com a qualidade do tempo compartilhado com o marido Deonir e os filhos Mariana e Lucas é admirável pela conexão afetiva.
Sua agenda é clara: direcionar atenção aos anseios pessoais e aprimorar os negócios, objetivando o crescente sucesso das empresas gaúchas.
Para Marijane, a construção de um novo capítulo na história se baseia na continuidade e evolução, alicerçados no pilar fundamental da sustentabilidade. Sua mensagem é que começar pode ser difícil, mas é essencial que os projetos tenham fôlego para evoluírem.
— Compartilhar a visão de mundo e aliar-se aos que cooperam é necessário. Precisamos construir o agora e transformar a realidade que encontramos com responsabilidade e novas perspectivas. A cultura da inovação cresceu — declara enfatizando sua força em abraçar com entusiasmo a realização das tarefas e seus resultados.
.
Raio-x:
- Estatística é… a ferramenta que contribui para a tomada de decisão;
- Meu lugar no mundo… é devolver um pouco do que a vida me deu, exercer o voluntariado;
- Amar é… se sentir bem, se doar sem nada exigir em troca. O sentimento mais puro;
- Sonho realizado e outro para tirar do papel: implementar o projeto Natal nos Vinhedos. Expandir os negócios é uma meta a atingir;
- Minha família: quem tudo me ensinou pais, avós, filhos e marido contribuem diariamente para minha evolução. Meu bem maior;
- Meu lema de vida: desanimar sim, desistir jamais.