Nascida sob o signo de Áries, Vanessa Koza da Silva encontrou seu equilíbrio na espiritualidade e na simplicidade. Graduada em Comércio Exterior na UCS, e com um curso CELTA de Cambridge em 2006, Vanessa trilhou um caminho promissor como professora de inglês e trocou o ensino do idioma pela paixão descoberta na tenra infância entre suas lembranças favoritas, mexer nas amostras de batons e perfumes de sua mãe, admirando os produtos e as possibilidades que eles proporcionavam. Ela cresceu em um ambiente que mesclava tradições e glamour, influenciada pelo sucesso de sua mãe, Wanda Koza da Silva, consultora de beleza, e pela disciplina de seu pai, Ulisses Paulo da Silva, à época profissional da área de exportação de Móveis Florense, hoje, ambos aposentados.
A transição de Vanessa do inglês para a área da beleza foi motivada por seu amor e sua busca por realçar os traços naturais das mulheres que surgiram da prática e da dedicação. Ela descobriu seu talento. Enfrentando o desafio de mudar de carreira, a mulher de Juliano Soares Barboza, aos 40 anos embarca em um mercado e confia em sua “mão leve” na busca pela filosofia do menos é mais para revelar a singularidade de cada pessoa, atuando no Estúdio de Beleza Cassiane Borges.
— Minha jornada começou como um escape da rotina acadêmica em 2015. No ano seguinte, decidi fazer um curso e transformar meu hobby em profissão — diz após realizar-se como maquiadora. Atualmente conta que objetiva formar novos profissionais, compartilhando a vivência adquirida — Eu adorava testar nas minhas amigas, e a reação delas foi tão positiva que percebi que poderia fazer disso algo mais. Mudar de carreira foi intimidante, mas a constância me impulsionou a superar qualquer hesitação.
Além da maquiagem, Vanessa nutre admiração pela gastronomia, vinhos, música francesa e por conversas agradáveis, enquanto ressalta a importância das reuniões com amigos para trocar experiências sobre viagens, moda e skincare.
Seu conselho para aspirantes ao métier é claro: é mais do que colocar produtos no rosto de alguém, requer estudo e um olhar aguçado. Beleza não é futilidade. Querer sentir-se belo é harmonizar com o mundo ao nosso redor e fazer dele um lugar melhor para todos.
.
Raio-X:
- Um projeto dos sonhos? Morar perto do mar e proporcionar belas experiências para minha sobrinha Betina;
- Onde busca equilíbrio? Na espiritualidade. Sigo ensinamentos da doutrina espírita Kardecista;
- Livro de cabeceira: A Elegância do Ouriço, de Muriel Barberi;
- Filme para assistir sempre: Sociedade dos Poetas Mortos, do diretor Peter Weir - popularizando a expressão “Carpe Diem”, do latim aproveite o dia;
- Um objeto de desejo: as velas aromáticas e o perfume Pear and Fresia, da grife Joe Malone;
- Uma dica de beleza: sorrir mais e não se preocupar tanto com padrões;
- Uma tendência para maquiagem: a leveza e a elegância nunca saem de moda.