Vinicius Giacomelli, que empresta sensibilidade e cultura nesta conversa que ilustra a coluna, é um taurino fora da curva no que tange à característica da personalidade dos nascidos sob a égide deste signo. O filho de Valmir Giacomelli e Rosana Borges Giacomelli é um homem cuja vida é pautada na transformação. A cidade, que o viu nascer, também foi testemunha da incrível jornada que o levou do mundo da Publicidade e Comunicação para o fascinante universo da Psicologia.
Sua trajetória se iniciou como um desvio inesperado. Um convite de seu grande amigo, o multimídia Javier Francisco Masiá Herrera, o Paquito, abriu as portas para a Paquito Firma, uma recém-nascida empresa derivada da Vídeo Top. Vinicius ingressou como assistente, na expectativa para aprender e fazer parte dessa nova aventura na comunicação audiovisual. Cada trabalho, uma obra-prima. Após quatro anos de dedicação, eles selaram sociedade, que agora se chamava Too Comunicação.
Os primeiros anos moldaram Vinicius de maneira única. O audiovisual o ensinou a interpretar as entrelinhas, a entender a expressão de outras pessoas, a arte, o comportamento e a ação. Ele já era um mestre da comunicação, mas no seu caminho havia surpresas.
Em 2021, Vinicius tomou uma decisão corajosa. Despediu-se da Firma e optou por concluir sua graduação em Psicologia. Era o momento de canalizar sua paixão pela emoção e pelo entendimento humano de uma forma totalmente nova. Tratava-se de uma mudança radical e ele estava determinado.
O que destaca Vinicius na área da psicologia é sua bagagem cultural e sensibilidade para desvendar as nuances da vida. Ele entende que o acesso à cultura, seja por meio de livros, exposições de arte, ou em um simples diálogo, contribui para o autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades interpessoais. Esse background se tornou uma ferramenta poderosa em seu arsenal terapêutico. Ele ressalta que a ferramenta de trabalho de um psicólogo é o próprio.
Seu entendimento profundo da mente, conquistado durante muitos anos na Publicidade, se encaixa perfeitamente em sua abordagem como profissional. Ele se baseia na teoria psicanalítica para ajudar seus pacientes a descobrir as raízes de seus comportamentos, permitindo-lhes fazer escolhas conscientes e se tornarem protagonistas de suas próprias descobertas.
A transição para a Psicologia trouxe seus próprios desafios. Vinicius tinha um profundo apego à sua antiga carreira e enfrentou uma mudança de rotina significativa. Sua paixão pela atual profissão, no entanto, superou todas as dificuldades. Hoje, seu consultório é um lugar sagrado, onde cada nova história, cada sessão, cada passo, é uma experiência fascinante.
Lidar com o estresse e a pressão na Psicologia é um desafio para todo o profissional, e Vinícius não é exceção. Encontrou seu equilíbrio, contudo, reservando um tempo para sua própria análise, o que o ajuda a compreender e lidar com as emoções.
— Tenho como referência a teoria Psicanalítica para exercer a clínica, de formas que, além de considerar a individualidade em suas intervenções, busca na constituição do indivíduo, na história, as causas para os comportamentos, angústias, decisões, permitindo assim, tornar consciente e efetivamente uma escolha, convoca o indivíduo a ser protagonista de si, oferecendo escuta, suporte, atenção, reflexões e acompanhamento — ratifica.
E o que realmente faz a diferença é a capacidade dele em conectar sua vivência na profissão do passado, pautada na comunicação, com sua prática na Psicologia. Ele compreende as complexidades da tecnologia moderna, algo especialmente útil quando se trata de questões envolvendo crianças e adolescentes. Além disso, seus mergulhos na literatura e na arte, quando compartilhados, criam uma base sólida de confiança e respeito.
Vinicius tem uma mensagem para todos aqueles que consideram fazer o mesmo em suas carreiras: não tenha medo. A Psicologia é incrivelmente gratificante, na qual se pode ajudar o outro a compreender a si mesmo e o mundo ao seu redor.
Ao fim da conversa, solicitei a ele que descortinasse sua visão do "bom da vida" e sua resposta foi: “viva cada momento com presença, pois a memória muitas vezes é mais rica do que qualquer fotografia guardada em um álbum”.
Vinicius Giacomelli é prova de que disciplina e dedicação podem nos conduzir por caminhos inesperados e recompensadores. O futuro o aguarda, com a promessa de mais aprendizado e crescimento, mas seu compromisso com o respeito, ética e amor permanecerá inabalável, moldando cada passo.
.
Três livros que todos deveriam ler:
- Ética a Nicômaco, de Aristóteles;
- O Banquete, de Platão;
- 1001 invenções que mudaram o mundo, de Jack Challoner.
.
Raio-X
.
Gostaria de ter sabido antes… que não há manual para a vida e a maneira de viver é relativa.
Uma lição valiosa que aprendi: a dedicação nem sempre traz aquilo que se almeja no momento desejado, mas nunca é em vão.
Um momento de superação que me orgulho: consegui encontrar na dificuldade de algumas situações, ensinamentos.
Uma frase que me motiva: nunca é tarde para começar.
Curiosidades sobre Vinícius:
- Tenho um gosto musical variado, de AC/DC à Mozart;
- Gosto de história, independente da época;
- Sou curioso, desde pequeno desmontava os brinquedos, às vezes sobravam peças;
- Sou péssimo em esportes, tanto na prática quanto na torcida.
- Um sonho a ser realizado é… viajar o mundo.
Um momento importante na minha carreira foi… quando tive a oportunidade de iniciar, ainda na graduação, as práticas clínicas e pude encontrar na escolha ainda mais satisfação.
Um objeto de desejo: difícil resposta, pode ser afeto, pode ser ideal, ou simplesmente real, amor, prosperidade, ou a satisfação do interesse por carros esportivos.
Meu lugar favorito é… a minha casa, seja ela a física, a minha morada em mim ou a que ganho no outro.