Em meio a tantas urgências diárias, sentimentos muito importantes têm ficado à deriva, por mais que o número de adotantes de pets tenha crescido exponencialmente: o amor e o cuidado por eles. Pelo menos da maneira como conhecíamos. A médica-veterinária caxiense Tatiane Palandi, filha de Juarez Palandi e Marta Regina Mazzochi Palandi, resgata e ressignifica esse ato de compaixão que é um hábito cada vez mais frequente em sua rotina. Ao lado da mãe, Tatiane zela pelas vidas deles que não podem se cuidar sozinhos, um comportamento que ela evidencia com sucesso em sua profissão que escolheu por ter origem na infância, no interior da cidade, onde interagia diariamente com os animais.
— Desde muito menina, sempre tive esse laço de amor e carinho com os animais. Adorava estar perto deles e nutro enorme respeito e paixão. Na época, já vislumbrava construir um espaço dedicado aos pets. Acompanhava minha mãe quando ela levava nossos bichos ao veterinário. Mais tarde, meu primo André Palandi inaugurou uma clínica e, em uma visita a ele, tive a certeza de que seguiria pelo mesmo caminho — conta.
Ter nascido e crescido no interior da cidade proporcionou a Tati, como é carinhosamente chamada, um grande contato com a natureza. Todos esses fatores, estimulados por seus pais, influenciaram a profissional que é hoje. Ao lado de sua mãe, Marta, comanda uma Clínica Veterinária, a Ben Cuidare, recentemente inaugurada nos domínios do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, que é símbolo da concretização de um sonho compartilhado.
— Ser médica-veterinária é a vocação, propósito e missão de Tatiane. A vida na infância aflorou este desejo ainda mais cedo. É a sensação que considero catalisadora desse projeto — remonta, Marta, ao se referir a filha e celebrar a parceria profissional na qual ela agrega, ao conhecimento técnico de Tatiane, sua bagagem empírica.
— Ter a família por perto garante mais segurança e determinação para seguir adiante neste novo caminho. Dividir a realização da clínica é um trabalho em equipe e desafiador. Uma grande satisfação estar nessa jornada, apoiada pelos meus pais, que acreditam nesse sonho que hoje é realidade. Esta é a melhor parte — discorre a mais nova veterinária da família ao declarar sua gratidão.
A importância do médico-veterinário vai muito além da prática de tratar e curar animais, ele exerce uma enorme função na saúde coletiva. Tatiane explica que nem todos os profissionais atuam em consultórios ou clínicas.
— Há aqueles que são responsáveis pela fiscalização de alimentos, controle da qualidade e procedência do produto final que chegará até às mesas para ser consumido pela população. O veterinário também atua na prevenção e no controle de doenças transmissíveis a humanos — revela, Tatiane, desmistificando o setor em que exerce seu trabalho e acrescenta: — Acredito que nos falta uma rede de apoio entre os colegas, o que seria essencial para a evolução da nossa profissão e impulsionaria ainda mais a valorização desta nobre vocação.
Tatiane contabiliza êxitos em sua jovem carreira, tudo isso por conta de sua consciência em saber que para exercer a Veterinária não basta apenas gostar dos animais.
— É preciso estar disposto e dedicar tempo aos estudos, se manter atualizado é essencial para adquirir credibilidade e relevância. Cada paciente é único e precisamos respeitar e tratar suas particularidades para garantir o máximo de bem estar — enfatiza essa conversa e finaliza com um breve conselho para os que, assim como ela, almejam trilhar um caminho como médico-veterinário: — Nunca desista dos seus sonhos, tenha foco, objetivo e fé. Essas são as principais ferramentas para se ter sucesso em todas as áreas da vida.
Valores fundamentais de Tatiane e Marta:
- Cuidado;
- Respeito;
- Amor;
- Esperança;
- Confiança;
- Pureza.