Marketing e alquimia
Janaina Seibert é uma leonina determinada. A filha de Ewerton Seibert e Beonice Marques, CEO da Audaze Doctor, uma agência de marketing estratégico em saúde e bem-estar, tem se debruçado com muita dedicação ao projeto que agrega ainda mais respaldo ao seu já reconhecido trabalho. Mãe de Vinícius Seibert Sostisso, 18 anos, e de Caique Seibert Sonego, 3, é casada com Diego Sonego com quem ama compartilhar os dias.
Qual sua melhor lembrança da infância? A chegada do fim de semana, quando ia dormir na casa da minha avó Zita Seibert. Ficávamos conversando durante toda a madrugada. Havia sabor de afeto e atenção, o que toda criança precisa.
Qual a passagem mais importante da tua biografia e que título teria se fosse publicada? Quando fiz terapia por muito tempo e entendi a máxima de Carl Jung quando diz: “até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino.” A minha biografia teria como título: Eu, eu mesma e o meu inconsciente.
Qual é a sua história com o marketing? Desde que me conheço por gente tenho uma boa visão analítica e sistêmica. Foquei meu trabalho em mapeamento, desenho e gerenciamento de processos de negócios, e por muito tempo fiquei nesta área. Com o passar dos anos, e o domínio na atividade, naturalmente, meu interesse foi migrando para algo que me desafiava: a análise de cenários. Daí para o marketing estratégico foi um pulo.
Quem são as suas referências na área? Philip Kotler, são dele os conceitos usados no marketing, segmentação de mercado; estudo de comportamento do consumidor; marketing estratégico e posicionamento de marcas. Seth Godin, com a obra A Vaca Roxa, que discorre sobre a fórmula antiga, que envolve criar produtos comuns, com segurança, e combiná-los com excelente marketing. Ram Charam, sobre execução e disciplina para atingir resultados. Martha Gabriel, dominando o marketing de busca.
Muita gente se intitula especialista em marketing. Como diferenciar o profissional que é especialista no assunto de alguém que apenas reproduz conceitos básicos encontrados na internet? Sou da época que para entender de um assunto era necessário livros e mais livros, além de, várias práticas em campo. A era do conhecimento, com o advento da internet tem sido inegavelmente uma grande ferramenta para a transformação social. No entanto, a informação sem pesquisa e validação torna-se uma armadilha se utilizada como única fonte de referência, transformando o conhecimento em algo torpe e sem fundamento. Transferindo isto ao marketing este profissional raso, é extremamente sedutor para as empresas, afinal, é mais barato e também promete entregas a curtíssimo prazo. Porém em médio e longo prazo não se estabelece.
Qual a dimensão do mercado de marketing no Brasil? As marcas que sabem por que existem e para quem foram criadas saem na frente. Os consumidores estão cada vez mais atentos ao propósito delas como guia de suas preferências de compra. Nunca foi tão importante responder rapidamente às necessidades digitais dos clientes, com presença e qualidade. O novo nível de engajamento a ser atingido é aquele no qual os consumidores também podem participar como embaixadores da marca, influenciadores, colaboradores e inovadores. A maior motivação das pessoas para se engajarem com as marcas é ajudar os outros.
O que considera que são mitos da profissão? O marketing é responsável por vendas, é uma inverdade. Quem é responsável por vendas é o comercial e a equipe de vendedores. A verdade é que ele acontece antes do processo de vendas: realizar pesquisas de mercado, público-alvo e concorrentes, construir a reputação, desenvolver uma campanha. Mas, o gol é da área comercial. Em situações de crise, o marketing sempre é o primeiro a ser cortado, outra inverdade. Óbvio que isto dependerá do objetivo principal e a situação financeira de cada empresa. Porém, em uma crise, é o marketing que potencialmente será a salvação. E-mail marketing? Ultrapassado, não é verdade. Sempre tem alguém para dizer que alguns métodos morreram, enquanto, na realidade, eles estão vivíssimos. No digital, os resultados são muito rápidos, mentira. Se você pensa que, da noite para o dia, seus seguidores irão aumentar, sua caixa de entrada vai lotar e seu estoque irá acabar de tanto vender, então lhe informo: é melhor esperar sentado. Em qualquer ação que criar, deve ter paciência e também tato para monitorar em tempo real os resultados obtidos.
Quais as maiores dificuldades para um mercadólogo em início de carreira? Conseguir uma vaga de marketing genuína, que não seja uma mistura absurda de programador, publicitário e design. E por isso ter uma visão muito distorcida do que é a profissão.
Como descreve a satisfação em comandar a Audaze Doctor? Ter uma carreira com propósito sempre foi um dos pilares da minha felicidade. A maioria de nós pipoca a vida toda até se encontrar, não foi diferente comigo. Sempre tive a convicção de que não vim ao mundo a passeio. Pensar o marketing para a área da saúde e bem-estar, e saber que nosso trabalho pode refletir na vida da coletividade é algo gratificante.
Quais conselhos daria para quem quer ingressar nessa profissão? Aprenda, aprenda e aprenda em profundidade. Permita-se errar com base na experimentação. Vá a campo.
Acredita que o profissional de marketing está mais preparado para desenvolver trabalhos voltados à coletividade? Os negócios precisam encontrar formas de ser relevantes na vida como um todo, não apenas para os consumidores de suas marcas. O que as empresas podem fazer para ajudar a sociedade a passar por esse momento e viver a próxima fase pós-vacinação? Buscar juntos essas respostas é parte do trabalho do marketing estratégico. Se ele estará mais preparado eu não sei, mas que é uma necessidade de diferenciação, com certeza.
Como encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional? Analise constantemente o seu tempo; Saiba dizer não; Tenha um método de produtividade; Desconecte-se de tempos em tempos; Tenha um tempo para você.
Uma qualidade: capacidade de abstração.
Um defeito: perfeccionismo.
Gostaria de ter sabido antes... que aprender a dizer não é uma prática necessária em todos os âmbitos da vida.
Reflexão de cabeceira? Desafie-se um pouco mais a cada dia.
Um hábito que não abre mão? Tomar chimarrão.
Quais são os seus planos para o futuro? Morar no meio do mato, amo cheiro da natureza. Cultivar orquídeas. Viver até os 90 anos, lúcida, saudável e rica.
O que tem feito para impactar o mundo e as pessoas de maneira positiva? Busco ser criteriosa e cuidadosa com meus comportamentos, ações e palavras. Compartilho conhecimentos e aprendizados constantemente. Entendo que relações autênticas, favoráveis e positivas são o alicerce para qualquer coisa que eu queira alcançar.
Qual a primeira coisa que fará quando a pandemia passar? Visitar a minha vó. E passar uma tarde tagarelando.