Para frente é que se caminha
A jovem advogada caxiense Katiane Daniélle Paim, filha de Oralicio Alves Paim e Dina Barp Paim, já tem muito o que celebrar pessoal e profissionalmente. Geminiana curiosa, comunicativa e versátil, ela nos ensina a importância de viver o hoje e da convivência. De sua amizade com o engenheiro de produção Diogo Fernando Boff, Katiane despertou seu espírito empreendedor com a criação da AR Master Sul - Assessoria Documental e Certificação Digital. Da formação acadêmica aos dias atuais, ela vem demonstrando uma personalidade de sucesso.
Qual sua lembrança da infância e que sabor te remete a essa época? A fazenda dos meus avós paternos, Cecília Macedo Paim e João Alves Paim (in memoriam), com quem convivi pouco, pois quando faleceram eu era bebê, mas meus tios a mantiveram de forma intacta, no interior de São José dos Ausentes, onde hoje funciona a Pousada Fazenda Paim. Um sabor doce de mesa farta onde tudo o que é consumido é produzido no local.
Se tivesse vindo ao mundo com uma legenda ou bula, o que conteria nela? Tem um coração enorme e sempre gosta de ajudar a todos, mas cuidado, quando julga que algo está errado, pode ser explosiva e por favor, seja proativo e tenha noção.
Qual a passagem mais importante da tua biografia e que título teria se fosse uma obra? Foi quando eu resolvi empreender. O título seria, Se você tem um momento de incerteza, mas persiste, é aí que você consegue avançar.
Por que escolheu o Direito? Com 17 anos não fazia ideia do que queria, mas sabia que desejava ser independente e o Direito poderia me abrir muitos campos, inclusive para concurso público, então optei pela carreira para ser concursada, porém quando acadêmica estagiei em órgãos públicos e percebi que aquilo não fazia sentido algum. Com o tempo descobri meu amor pela advocacia, em especial ao Direito de Família. Hoje, vejo que foi uma decisão assertiva, muito embora tenha diminuído muito os meus processos em razão das empresas, o Direito me trouxe conhecimento, inclusive na área que me encontro, de assessoria documental e certificação digital.
Se arrepende de algo? Não me arrependo de nada, todas as coisas que não deram certo serviram de aprendizado para posteriormente darem certo.
É possível definir objetivamente o que é ser um bom advogado? É defender como se aquele problema de fato fosse meu, é se envolver se doar para ter uma resolução efetiva.
Como enxerga o Direito hoje? Ele já foi diferente do atual? O que mudou? Sou formada há 10 anos, então peguei as mudanças do físico para o eletrônico/digital, e não só processo em si, mas também das relações pessoais no fórum, hoje o Direito está mais prático e mais impessoal.
Nestes anos de profissão, houve algum momento crítico em que foi preciso superar barreiras? Com certeza, diria que anualmente precisei superar barreiras. Tanto na advocacia quanto no empreendedorismo, tudo muda muito rápido e precisamos sempre estar a frente e preparados.
Quais os requisitos básicos para quem deseja entrar neste setor? O Direito sempre será necessário, é essencial, em algum momento da vida todos vão precisar de um advogado, então pode ir sem medo, ele abre portas que é impossível não se apaixonar por alguma área. Tenha sempre amor, dedicação e perseverança no que faz, isso te fará diferente.
Como acredita que o Direito pode contribuir para a sociedade com a atual situação mundial? Contribui com a sociedade em todas as situações através de segurança pública, compartilha uma visão focada de componentes preventivos, repressivos, judiciais, sociais e de saúde, que regulam a convivência. A promoção de políticas públicas só é viável quando integrada ao Direito.
Que lições tem tirado do exercício do Direito? A função de organizar a sociedade, de manter a sua funcionalidade, evitar que ela se torne instintiva.
O que a empresa que a empresa que dirige significa? Elas foram um giro positivo na minha vida, com elas tudo mudou para melhor, inclusive com a independência sonhada lá nos meus 17 anos. Não houve dificuldade na transição dos nomes, o que houve foi uma necessidade de mudança para expansão, pois o Cartório Postal é uma franquia, a qual nos permitia atender somente Caxias do Sul, com essa mudança para AR Master Sul Assessoria Documental e Certificação Digital, podemos atender nacionalmente e até mesmo internacionalmente.
Como se deu a aproximação e a confiança com seu sócio? Conheci o Diogo, em um fim de semana com os amigos na praia de Bella Torres, ainda na fase da adolescência, e foi sem dúvida um encontro de almas, e de fato existem outras vidas, a gente estava junto, não tenho dúvida disso, nós ficamos tão amigos que não lembro de um dia sem falar com ele depois desse verão em 2006. Então nossa aproximação e confiança se deu pelos longos anos de amizade, na qual sabemos conviver com o nosso melhor e o nosso pior.
Quem foi, ou é, sua grande influência? Meus pais, Oralicio e Dina, tudo que fiz e faço é por eles. Sempre acreditaram em mim até mais do que eu, por terem feito de tudo para que meus sonhos se concretizassem.
O que gostaria que todos soubessem: que não somos eternos, mas vivemos como se fossemos.
Gostaria de ter sabido antes... que as coisas mais relevantes são as que damos menor importância. Só nos damos conta disso quando a falta é percebida.
O que não pode faltar no seu dia a dia? Alegria.
Não vivo sem: família.
A melhor invenção da humanidade? A internet, muito embora as vezes ela distancie os próximos, ela aproxima os distantes.
Qual a primeira coisa que fará quando a pandemia acabar? Ir ao Beira Rio ver meu time, Sport Clube Internacional.
Uma mensagem aos leitores: abracem mais as pessoas à sua volta, viajem, namorem, aceitem os convites de última hora, não tentem controlar tudo, se presenteiem com a roupa bonita que desejam, façam loucuras dentro do seu limite. Passeiem, comam num lugar gostoso, se permitam quebrar as regras, deixem o sorriso solto, amem mais, ajudem ao próximo, façam sempre o bem. Não sabemos se viveremos até o futuro. O amanhã, já é muito incerto, não sabemos se gozaremos da aposentadoria e se teremos saúde e ânimo para aproveitá-la. Vivam cada minuto na maior intensidade, pois cada um é dono da conquista da própria felicidade.