Quem conhece o magnetismo que norteia a personalidade da festejada empresária de moda Juraci Maria Barbieri Agostini, sabe que ela sempre vibrou na mesma e intensa energia. Na infância, a garota linda e loira dos olhos claros nascida em Coronel Pilar – na época, distrito de Garibaldi–, a primeira dos sete filhos de Amadinho Locatelli Agostini e Olga Barbieri Agostini, foi desde a tenra idade a menina dos olhos dos avós paternos David Agostini, conhecido por Otávio, e Josephina Locatelli Agostini, a Bepa. Ela era particularmente o encanto do avô. Luís Antônio Barbieri, o nono materno, ela não teve a alegria de conhecer, mas pode conviver com a avó, Maria Agostini Barbieri. Corajosa, aos 12 anos foi estudar no Colégio da Glória, na Capital gaúcha, e aos 16 já estava em Caxias do Sul, preparada para o trabalho.
Ao chegar aqui, foi acolhida pelos tios, Octacílio Barbieri e Zylda Agostini Barbieri, e logo iniciou uma jornada profissional à convite do empresário Néris Minatto, comandante da extinta Casa Minatto. Em seis meses de atuação, já havia se transformado em gerente e compradora oficial da Casa.
Dona de um radar que se comunica com a moda desde cedo, sempre foi fascinada pelas novidades. Juraci, a Jura, como é conhecida por todos, atuou na empresa de Minatto por 15 anos. Em 1980, desligou-se. Nesse período, casou-se com o advogado Raul Polli (in memoriam) e, em 1982, engatou um projeto sonhado pelos colegas de trabalho Valmor Minatto (in memoriam) e Leonardo Rech, para criarem uma proposta que viria a revolucionar o mercado de estilo na Serra gaúcha.
Com a experiência e os sonhos de Juraci, que desejava liderar uma loja jovem com moda colorida, inauguraram a Moda Viva, um marco profissional na trajetória deles. Neste período, não foi só o bom gosto de Jura e a experiência dos sócios na área de finanças que fez com que a proposta crescesse. Ela tinha a ideia de vestir sonhos e trabalhava com uma cartela de clientes fidelizados, muitos destes, a acompanham por gerações.
Por essa razão que ela é, desde então, referência não só no universo dos fashionistas mas também de inúmeros empreendedores do setor. Apaixonada pelo o que realiza, nossa persona deste fim de semana foi se adaptando aos tempos, houve obstáculos que ela superou com firmeza. Hoje, comanda o grupo Moda Viva com um único sócio, Leonardo Rech. Alicerçada no espírito jovem que preserva com leveza na alma, não é só o seu fã clube que aplaude a construção de sua carreira. Essa mesma alma perene está no negócio que empreende. Ama Caxias do Sul e apoia inúmeros projetos filantrópicos, foi, por exemplo, a primeira empresária a abraçar e patrocinar a Feijoada do Pulita, tradicional ação benemerente, que ocorre há mais de 20 anos. Há também em sua prateleira o reconhecimento materializado de seu trabalho na comunidade, para onde lança o olhar generoso e grato.
Em 1998, menos de dois anos após o lançamento do Shopping Iguatemi Caxias (atual Villagio Caxias), o Grupo Moda Viva recebeu o Prêmio Lojista do Ano, e em 2001, Juraci foi a primeira mulher a angariar o Troféu O Mercador, deferência oferecida pelo Sindilojas e Sindigêneros. Ela vive de emoções. Entre as inovações que o trabalho dela revelou para a região foi também a criação da Évidence, loja conceitual que comercializa a moda produzida nos grandes centros e que, desde que foi fundada, em outubro de 1990, se harmoniza com a nova geração em ascensão.
Naquela década, a noite caxiense era pulsante e para estar com o look “da hora”, todos passavam pelo point mais antenado nas tendências. Além de trabalhar com grifes nacionais, que são verdadeiros sonhos de consumo, Juraci sempre valorizou os jovens estilistas da região, tanto é que, por sua sugestão, Carla Carlin transformou a marca fitness “Ginga do Corpo”, em uma referência de moda de vanguarda. Passados 32 anos, a etiqueta Carla Carlin continua item de desejo nas araras. E, ainda hoje, ela estimula a produção da região incentivando e aquecendo a indústria de confecção.
Sempre à frente do seu tempo, versátil no estilo de vida e camaleônica, nossa entrevistada aprecia a gastronomia típica das festas na colônia aos pratos dos festejados chefs. Ela é sofisticada. Sempre deixa para escolher o modelo que vestirá no dia ao acordar. É na sintonia do sentimento e do termômetro que ela se veste para sair de casa. Ama usar branco. Com o semblante e mente jovial, a namorada do empresário Nelsi Rocha está sempre ligada com as notícias de economia, política e, lógico, moda. Lê diariamente o Pioneiro e acompanha a programação de todos os canais de televisão.
Com este jeito inquieto, Jura já conseguiu modificar o estilo de muita gente, rejuvenescendo assim, expressivo grupo de clientes. A vivacidade e a energia, aliadas ao gosto de viver, fazem com que Juraci se reinvente a cada novo ciclo.