Quem conhece Janaina Brollo e Maximiliano Cassilha Kneubil tem a nítida certeza que o encontro entre os renomados médicos estava escrito nas estrelas. Ele fazia sua residência em Milão quando ela chegou à cidade italiana também para estudar. No primeiro dia do estágio dela, os dois se encontraram. No fim de semana seguinte, novo acaso os aproximou numa viagem a Madrid. Em um mês e meio, começaram a namorar. Viveram dois anos por lá e estão casados há sete.
– Desde o começo tínhamos uma cumplicidade muito grande, uma avidez pelo conhecimento. Gostávamos de viajar, ir à ópera, ver arte. A parceria e a amizade foram crescendo. E eu roubei o Max – lembra, divertida, Janaina.
A união do casal que gerou um fruto que eles classificam no mínimo como maravilhoso, a filha Victoria Brollo Kneubil, de cinco anos. E a paixão e o encantamento entre os dois só aumenta.
– Ela é uma pessoa solar, alegre, de bem com a vida e otimista. Está sempre querendo batalhar, é radiante – fala com orgulho Maximiliano.
Janaina, por sua vez, não economiza elogios ao marido:
– Max é sereno, muito sábio, tem inúmeras qualidades e um equilíbrio sensacional.
Ambos têm paixão pelo bem-estar do próximo no exercício da Medicina. Caxiense, Janaina, 40 anos, filha de Leoclides José Brollo e Cleuza Borges Brollo, é oncologista. Paulista, Maximiliano tem 41 anos, filho de Benedicto Kneubil Filho e Maristela Cassilha Kneubil, é mastologista. Ambos trabalham no Hospital Geral e são preceptores na Residência do curso de Medicina da UCS. Foram eles quem criaram o Banco de Perucas, uma ação voluntária que aposta na autoestima e na solidariedade a pacientes com câncer.
– Hoje o Banco não é só distribuição de peruca. Existem muitas tecnologias oferecidas aos pacientes – discorre Janaina.
– No começo, foi uma ideia desafiadora – complementa Maximiliano, e atualmente é um projeto ainda mais agregador.
Quando dão um tempo do cotidiano exigente da Medicina, eles saem em busca de lugares para conhecer e se aventurar.
– Gosto do interior, da natureza, das flores. O Vale dos Vinhedos é uma pequena Toscana, nos casamos lá. A região toda é muito rica – ilustra ele.
– Adoramos uma mochila nas costas. E temos uma menininha muito feliz, com o espírito livre como nós. Gostamos de frequentar restaurantes abertos, comer embaixo das árvores – descreve ela.
Nessa confluência de gostos, valores, cores e amores, Janaina e Maximiliano sinalizam que a sintonia profissional também pode se estender ao aconchego do lar.
– Somos muito dedicados à família, gostamos muito de conversar e somos 100% Victoria – conta Janaina em referência a filha.
Nessa parceria fazem da missão profissional um retrato do amor à vida.
– O fato de estarmos atuando na mesma profissão nos faz conversar muito. Nos momentos difíceis, é importante saber dar um suporte, minimizar o sofrimento – fala Maximiliano.
– O grande desafio é ter serenidade para passar ao paciente uma mensagem positiva. Nosso estímulo sempre é ser um médico e um ser humano melhor – complementa Janaina.
Juntos, Janaina e Maximiliano sonham com um 2021...
– De superação – diz ele.
– Com muita saúde – reforça ela.