Queixar-se em tempo integral é um comportamento nocivo. A vida sempre apresenta momentos a serem comemorados. Basta estar atento. Talvez você os reconheça em retrospecto; infelizmente, após terem ido embora. Mas isso não diminuirá sua beleza ou intensidade. Deixe a felicidade se sobrepor à tristeza, a despeito desta última parecer ser mais potente, imprimindo a sensação de eternidade. A forma de interpretar as coisas pode ser qualificada se formos capazes de empregar nossos esforços com persistência e vontade, mantendo fidelidade a uma existência saudável sob o ponto de vista psíquico.
É possível buscar uma pequena vitória a cada dia. Aprendi a lição com minha brilhante amiga Morgana. Reflito sobre este princípio e decido torná-lo meu lema de hoje em diante. Eu, que já costumo estar impregnado por um olhar bem positivo, ancoro esse intento na alma com o intuito de transformá-lo em um hábito. Para tanto, transmuto-o em exercício espiritual.
Permitam-me um breve relato pessoal. Tenho a prática de acordar “irritantemente feliz”, como diz minha irmã. É meu jeito de ser - procuro extrair contentamento das circunstâncias no intuito de expandir a consciência. A gratidão preenche minhas horas. Não quero me surpreender envolto em sentimentos de negatividade, como vemos se disseminar por aí. Recolho qualquer alegria despretensiosa e a converto em um acontecimento.
Se nos conduzirmos de tal maneira, o espírito se elevará. Nem todas as comemorações são grandiosas: o bem-estar geralmente se ancora em situações modestas - sequer as notamos, na maioria das vezes. Viaje para dentro de si e descobrirá instâncias que corroboram essa verdade. Sugira essa investigação interior para outras pessoas de sua convivência. Estará criando uma sucessão de ondas que se expandem. Ao agir assim, compensamos as inevitáveis agruras que fazem parte da nossa jornada. Vejo como uma espécie de prêmio recebido pelo empenho em escalar montanhas emocionais cotidianamente.
Como nos alertou o imperador Marco Aurélio, gravitam ao redor de nós seres impregnados de más intenções. Nem por isso devemos nos impedir de almejar por propósitos nobres. Só então alcançaremos o caminho da retidão. Tudo depende do jeito de ver e para onde estamos direcionando nossas energias.
Relembro um fato relevante. Depois de inúmeras tentativas para solucionar uma espinhosa questão de trabalho, recebi a notícia de que uma amiga muito querida seria mãe, após inúmeras e frustradas tentativas. Naquele momento tudo se tornou menor, por testemunhar o fulgor em seus olhos. E me acomodei à ideia da mudança como uma lei universal. A impermanência impera sobre tudo.
As dificuldades residem mais na mente. Se aprendermos a fazer análises com objetividade e certo distanciamento, teremos à disposição fartas colheitas.
Não busque seu alimento no deserto.