A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul promoveu nesta quinta-feira encontro com orientações aos futuros parlamentares. Na foto acima, estão 16 vereadores que integrarão a próxima legislatura – fazendo a operação matemática de subtrair de um total de 23 vereadores, 7 ficaram de fora. A iniciativa também instruiu sobre a cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2025.
Os vereadores receberam informações sobre como serão ocupados os gabinetes pelos parlamentares e respectivas bancadas, sobre o processo legislativo e de informática da Casa, até a disponibilidade de mobília para gabinetes e bancadas.
– A ideia é que tenham instruções e cheguem a seus mandatos sabendo como é a estrutura, como funciona a Casa e qual é a equipe de servidores efetivos que dispõem para auxiliá-los – explicou a presidente da Câmara, Marisol Santos (PSDB).
Conforme define o Regimento Interno, a sessão solene de instalação da próxima legislatura, em 1º de janeiro, será presidida pela vereadora Rose Frigeri (PT), porque não haverá presidente eleito e por ser ela a vereadora eleita com mais idade, e secretariada pelo vereador Edson da Rosa (Republicanos), que vem logo depois.
Primeiro, tem a posse dos vereadores e vereadoras eleitas, por ordem alfabética de acordo com o nome político de cada eleito. Após, serão empossados o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e o vice-prefeito Edson Néspolo (União Brasil). Haverá pronunciamentos do vereador Hiago Morandi (PL), que discursará em nome do Legislativo por ter sido o vereador mais votado, e do prefeito Adiló. Na sequência, todos seguem para a posse de Adiló e Néspolo na prefeitura.