Até o dia 3 de outubro, os eleitores caxienses poderão conferir as propostas dos candidatos à prefeitura, veiculadas em programas eleitorais na rádio e na televisão. Os programas vão ao ar das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min (rádio); das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min (TV).
Já na estreia, nesta sexta-feira (30), os candidatos apresentaram seus trunfos.
A chapa de Maurício Scalco (PL) e Gládis Frizzo (PP), abriu a série de veiculações das propostas na rádio e na TV. Pautado no "amor por Caxias", Scalco valorizou a "família unida e que defende princípios e valores". A respeito da motivação para se lançar candidato a prefeito, Scalco disse:
— Precisamos de uma Caxias que vire a chave, uma Caxias do futuro, uma Caxias que realize que seja a referência.
Logo a seguir, estreou o programa da chapa Felipe Gremelmaier (MDB) e Michel Pillonetto (PSD), que trouxe o ex-prefeito e ex-governador José Ivo Sartori como protagonista. Inclusive, Felipe cita Sartori, Germano Rigotto e Pedro Simon como referências de sua trajetória política.
— Confio no Felipe para Caxias voltar a ser feliz — reforça Sartori.
O terceiro programa a ser veiculado na sexta-feira foi a da candidatura de Adiló Didomenico (PSDB) e Edson Néspolo (União Brasil). Na abertura do programa, foram citados os desafios e as bandeiras do primeiro mandato de Adiló. Sutilmente, um dos trechos do jingle enfatiza a experiência de Adiló versus candidaturas que propõe ousadias: "Caxias não suporta outra aventura".
Fechando a primeira série de programas, foi a vez das propostas da candidatura de Denise Pessôa (PT) e Alceu Barbosa Velho (PDT). Denise reforçou seu "amor por Caxias", mas questionou que a atual administração da cidade "não está à altura do dinamismo da nossa gente". Da mesma forma que Felipe, a campanha de Denise enfatiza a presença de ex-prefeitos que a apoiam, como é o caso de Alceu e Pepe Vargas (PT).
— A Denise é o futuro seguro para Caxias — disse Pepe.
Veja a distribuição de tempo de cada chapa à prefeitura de Caxias do Sul:
- Maurício Scalco (PL): 3 minutos e 16 segundos em cada programa de 10 minutos, além 960 inserções ao longo da programação nos 35 dias de propaganda
- Adiló Didomenico (PSDB): 2 minutos e 29 segundos de programa e 733 inserções
- Denise Pessôa (PT): 2 minutos e 26 segundos e 717 inserções
- Felipe Gremelmaier (MDB): 1 minuto e 47 segundos e 528 inserções