Quem passa pelo Parque dos Macaquinhos e ruas adjacentes percebe o que a prefeitura está chamando de um mutirão de podas no Parque dos Macaquinhos, com caminhões e galhos ao chão. A ação começou segunda-feira (5/8) e se estende por toda a semana.
A Semma (a Secretaria do Meio Ambiente) informa que a manutenção da arborização consiste na remoção de ervas-de-passarinho que estão comprometendo algumas árvores. Por isso, diz a Semma, algumas plantas secas precisaram ser suprimidas.
O tamanho do serviço
Consultada pela coluna sobre quantas árvores precisaram ser retiradas, a pasta informou: “A intenção é suprimir o mínimo possível de plantas, pois a prioridade é a retirada das ervas-de-passarinho. Como o trabalho está em andamento e as avaliações técnicas são feitas conforme as equipes avançam pelo parque, não há como precisar quantas plantas serão suprimidas.” A foto acima evidencia a poda feita em uma das árvores, da qual restou o tronco central e alguns poucos galhos. Em outros exemplares, o tamanho da poda foi menor.
Desbaste do verde no parque
Está havendo um desbaste do verde no parque que, segundo o diretor de Serviços da Semma, Ramon Sírtoli, tem a finalidade de conservar e melhorar a qualidade ambiental urbana. A intenção, explica ele, é conferir uma forma adequada ao desenvolvimento da árvore, eliminar ramos mortos, danificados, doentes ou atingidos por pragas, remover partes da árvore que colocam em risco a segurança das pessoas e retirar partes que interferem ou causam danos permanentes a equipamentos urbanos.
A Semma informa ainda que estão sendo plantadas novas mudas no Parque dos Macaquinhos e no EcoParque, sendo, ao todo, mil novas árvores pelo município.