Os caminhos que levam aos pavilhões da Festa da Uva e também na chegada e saída de Caxias do Sul estão recebendo serviços de poda de árvores e capina. A força-tarefa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) busca deixar a cidade mais bonita para receber os visitantes durante a Festa Nacional da Uva 2024, que se inicia em 15 de fevereiro.
Desde a semana passada, servidores da Semma atuaram em árvores posicionadas nas Perimetrais Norte, Sul e Oeste. Nesta semana, ações foram feitas na Rua Sinimbu, que será o palco dos desfiles cênicos, assim como ações de poda no entorno do Museu Casa de Pedra.
No local, os plátanos tiveram os galhos, folhas e parasitas retirados com o auxílio de um guincho e que permitem o trabalho a uma altura de até 23 metros.
— O nosso trabalho é retirar os galhos secos para que não caiam em cima de alguém, árvores secas, além do embelezamento, auxiliando no deslocamento das pessoas e também galhos que pegam em caminhões que podem provocar acidentes. Além das pragas, como a erva de passarinho, que pagam nas árvores e podem acabar matando a planta — explica o chefe do setor de poda da Semma, Elizeu Sponga.
Os galhos e folhas retirados são triturados por um equipamento que acompanha as equipes nas ruas. O material é colocado em caminhões e levado ao Jardim Botânico. Por lá, vira compostagem e depois os resíduos são utilizados no Horto Municipal, local onde são produzidas mudas de flores e plantas ornamentais para paisagismo e embelezamento da cidade.
Além do serviço de poda nas árvores, a Codeca também está atuando na capina. Os trabalhos no entorno dos pavilhões da Festa da Uva foram concluídos, principalmente na Rua Ludovico Cavinatto, e também na rótula com a Perimetral. Faltam apenas detalhes na entrada do parque, que é um serviço que vai ser feito próximo da abertura da festa, em 15 de fevereiro.
Em outros pontos, foi feita a capina na rótula da RS-122, no bairro Pioneiro, que é uma entrada da cidade para quem vem de Flores da Cunha e Antônio Prado, por exemplo. Ações na Rua Sinimbu serão intensificadas, com a pintura de meios-fios.