A 15ª Abertura Oficial da Colheita de Caxias do Sul será realizada nesta quinta-feira (1º). A festa ocorre desde julho de 2009, entre os dias 20 de janeiro e 15 de fevereiro, e inicialmente referia-se somente ao começo da colheita da uva. Desde 2014, abrange todos os cultivos do município.
— A gente sabe que a uva, de forma econômica, foi a primeira cultura no passado. Mas depois, graças aos nossos agricultores que começaram a diversificar, assumimos o posto de maior produtor de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul. De acordo com último levantamento que fizemos, abastecemos o Rio Grande do Sul e também 18 estados brasileiros — explica Rudimar Menegotto, secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Neste ano o evento será realizada na localidade de Monte Bérico, na propriedade da Família Venturin Uvas Finas, na Estrada Municipal Severino Martine Venturin, 7.700, às 16h30min. A festa é promovida pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em parceria com o Sindicato Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul.
— Nada melhor do que nós comemorarmos, apesar de todos os eventos climáticos, a abertura da safra de diversas culturas de Caxias do Sul — destaca Menegotto.
No local haverá uma cerimônia e uma colheita simbólica de uva, o fruto mais produzido em Caxias, com cerca de 70 mil toneladas colhidas por ano numa área de 3.800 hectares. Entre os demais cultivos estão a maçã, o tomate, as frutas de caroço — pêssego e ameixa, citros e hortaliças. Em atividade, Caxias possui cerca de 2.750 estabelecimentos rurais ligados à agricultura familiar, o que corresponde a aproximadamente 3,5 mil famílias.