O ex-vereador e ex-deputado Mauro Pereira (MDB) aproveitou, no ato de assinatura da ordem de início para a reconstrução da ponte sobre o Rio Caí, na terça-feira (4/6), para lembrar o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), da importância da duplicação dos 900 metros que faltam no trecho urbano da BR-116. Em uma conversa de Mauro e Renan com técnicos do Dnit e o superintendente regional do órgão, Hiratan Pinheiro, o ministro disse, depois de ouvir breve relato sobre a situação dos 900 metros:
– O Mauro disse que é importante para a cidade. Vamos aproveitar e vamos fazer, pô – ordenou Renan.
O trecho ficou todo 2023 sem receber duplicação porque o Dnit queria, por segurança, que a Sulgás removesse duto de canalização de gás que passa ao lado da rodovia. A Sulgás sempre defendeu que não era preciso a remoção, que acabou não sendo feita. Em vídeo gravado de outra conversa entre Mauro e o ministro Renan (na foto, o ministro está à esquerda e Mauro, ao lado de Renan), o caxiense voltou a cobrar a duplicação dos 900 metros que faltam no trecho urbano da BR.
– E (tem) também os 900 metros de Caxias do Sul que há 50 anos não foi feito, e agora vai ser feito, ministro – disse Mauro.
– O Mauro lembrava a importância da duplicação de 900 metros lá em Caxias que deixaram sem terminar. Nós vamos concluir agora. Vamos aproveitar esse momento pra deixar um legado, a partir dessa crise. Esses 900 metros vão sair a partir daí – comprometeu-se o ministro.
Bola com o Dnit.