O MDB caxiense suspendeu prévia agendada para segunda-feira à noite para definição do candidato à prefeitura de Caxias do Sul. O partido não chegou a informar a imprensa sobre a realização da prévia. A decisão pela data desta segunda-feira foi tomada após reunião da executiva, semana passada. Após a deliberação da executiva, "o presidente (do MDB caxiense, Carlos Búrigo) comunicou os filiados via documento interno", informou a assessoria, antes da reunião do diretório.
O partido escolhe o candidato à prefeitura de Caxias do Sul entre dois postulantes: o vereador Felipe Gremelmaier e o ex-vereador e ex-deputado federal Mauro Pereira.
A causa da suspensão da prévia foi insegurança jurídica diante de previsão estatutária que define quem tem direito a voto. Há casos em que membros do diretório exercem cumultativamente funções estipuladas no estatuto com direito a votar. O impacto seria que alguns integrantes teriam direito a votos cumulativos.
– Tivemos de abortar por uma dúvida jurídica. Vamos esclarecer com o partido. Em comum acordo entre os dois postulantes e todos os integrantes, decidimos protelar para a próxima semana – diz o presidente do MDB, Carlos Búrigo.
Em princípio, o novo capítulo da prévia emedebista está marcado para a próxima segunda-feira (3/6).