Duas declarações do vereador Sandro Fantinel (PL), nas sessões de terça e quarta-feira, na tentativa de explicar a tragédia climática no RS, sob sua ótica. As árvores seriam as responsáveis? Veja o que disse Fantinel nas duas sessões:
Na sessão de terça-feira
"Se as estradas principais do interior não tivessem vegetação 5 metros para cada lado, fosse tirado fora toda vegetação, 95% delas (das estradas) que tiveram desabamento não teriam. Porque o que derruba barranco no meio da estrada são as árvores, que cedem com o peso da chuva."
Na sessão de quarta-feira
"O RS tem no mínimo quatro vezes mais florestas do que o centro do país. O que está acontecendo agora é que Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, toda aquela região ali que destruiu as matas por causa da grandeza das cidades, causa um aumento na temperatura e cria um bolsão de ar quente fazendo com que a umidade da Amazônia não consiga entrar no centro do país por causa desse bolsão de calor, desvie pela costa dos Andes e bate em cima do RS por quê? Porque o RS tem o mesmo verde que a Amazônia. A lei climática no Brasil não deveria ser a mesma em todos os Estados. Porque nós, aqui, temos demais proteção ao meio ambiente, e outros Estados não protegem nada."