O Solidariedade é mais um partido que se organiza para as eleições de 2024. A legenda constituiu comissão provisória em Caxias do Sul em 24 de julho passado, que tem Antíoco Sartor (ex-Rede Sustentabilidade) na presidência. Também integram a comissão provisória, nos postos de direção, Aquillino Dalla Santa Neto (vice-presidente), Jorge Antônio Valmini (secretário-geral) e Fábio André Schlemmer (tesoureiro-geral).
O colegiado que comanda o Solidariedade caxiense é complementado por outros quatro integrantes. A executiva municipal será empossada em outubro pela executiva estadual. Na foto acima, alguns dos integrantes da executiva local. Na fileira de baixo, os três primeiros a partir da esquerda são Valmini, Aquilino e o presidente Sartor.
"Isolar a direita"
O presidente Sartor enfatiza que a sigla tem o objetivo político de "isolar a direita". Existe a possibilidade da formação de uma federação entre PDT e Solidariedade, que chegou a ser avaliada também pelo PSB. Segundo a executiva local do Solidariedade está informada, a decisão final será tomada em outubro, pela direção nacional de cada partido, o que poderá fortalecer as siglas nas próximas eleições, pois possuem um alinhamento no campo da centro-esquerda. No caso de ser constituída uma federação, os partidos integrantes formam um bloco único, em todo o país, por quatro anos.