O ex-vereador, ex-candidato a vice-prefeito na eleição de 2020 e agora presidente da comissão provisória do União Brasil em Caxias do Sul, Kiko Girardi, assumiu nesta quarta-feira (6/9) como diretor executivo da Secretaria de Urbanismo. A nomeação começou a contar a partir do mesmo dia. Kiko assume como CC8, com salário de R$ 9.293,09. A assessoria de comunicação da prefeitura informa que ele ocupa um cargo que estava vago desde que houve a troca de secretário – de João Uez para Giovani Fontana.
Assim, o União Brasil é mais um partido que passa a estar representado no governo do prefeito Adiló Didomenico. Esta semana, o Republicanos já havia ingressado no governo e na base aliada com a nomeação e posse de Edson da Rosa como secretário de Educação (foto acima). No mesmo dia (4/9), ele filiou-se ao Republicanos. Perguntado sobre a proximidade do União Brasil caxiense com o Governo Adiló, Kiko foi franco:
– Pela posição do partido, de centro-direita, que se aproxima de nossas posições, é o mais viável, analisando os nomes que estão colocados no cenário eleitoral – disse.
O prefeito Adiló vai fazendo movimentos que ampliam a base do governo e o arco de potenciais parcerias, projetando o ano eleitoral de 2024.
Com as trocas de primeiro escalão efetuadas este ano, que resultaram nas saídas da ex-presidente da FAS Katiane Boschetti e dos ex-secretários de Parcerias, Maurício Batista da Silva, e da Educação, Sandra Negrini, reduziu-se o número de secretários do PSDB, o partido do governo. No início do ano, eram oito, e agora são cinco – contando o secretário João Uez, do Meio Ambiente, que está licenciado da sigla. Sem ele, são quatro. O PTB passou a ser o partido com mais integrantes no primeiro escalão: sete. Republicanos e PSB têm um secretário e o número dos sem partido cresceu: agora são 12.