O PDT entra na semana em que os filiados decidirão a composição do diretório e escolherão a nova executiva. Duas chapas devem disputar a eleição interna, e ambas protocolaram inscrição e apresentaram nominata ao PDT caxiense nesta segunda. Elas são encabeçadas pelos dois vereadores do partido: a chapa Reconstrução Trabalhista, liderada por Rafael Bueno (foto superior), e a União Trabalhista, por Lucas Diel (foto inferior).
Ambas entregaram também ao partido as nominatas de 71 nomes para compor o diretório e 20 para suplentes. Bueno é o primeiro nome da chapa liderada por ele e tem o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho como o número 2 da lista e a atual presidente, Cecília Pozza, como o número três. Já a relação entregue por Diel tem o ex-vereador Pedro Incerti como número 1 e os ex-presidentes Alfredo Paim e Luiz Carlos Muniz como números 2 e 3, respectivamente.
A eleição interna revigora o PDT, que vinha atuando por meio de uma comissão provisória, liderada por Cecília. A semana será portanto, de muita articulação partidária. Há também uma diferença política central entre as duas chapas. Diel é o líder do Governo Adiló na Câmara. Está próximo, portanto, da administração municipal, que não é integrada na base pelo PDT. Já Bueno acena para a formação de uma frente à esquerda, mas também fez movimento em direção ao MDB. A decisão que os pedetistas irão tomar no próximo sábado, portanto, interfere claramente nas articulações para a eleição municipal de 2024.
A eleição do PDT antecipa, portanto, com uma definição crucial, os movimentos e articulações eleitorais que impactarão desde agora o cenário para 2024.
Perfil da sigla será desenhado
Com desfiliações recentes, em outubro de 2022, quando cerca de 30 filiados se desligaram do partido após as eleições gerais do ano passado, entre eles o ex-candidato a prefeito Edson Néspolo, o PDT caxiense passou por uma depuração de sua orientação política, que esteve voltada mais à direita nos últimos anos no município.
O partido ganhou uma feição mais popular e mais próxima de sua origem brizolista.
Agora esse novo perfil do PDT caxiense será desenhado com traços bem definidos na eleição deste sábado, dia 15, no plenário da Câmara, entre 12h e 16h.