Os partidos fazem suas movimentações para eleger o comando partidário para o ano eleitoral. Sábado foi a vez do Progressistas caxiense, o PP, realizar convenção que elegeu novo diretório e nova executiva municipal para o triênio 2023/2026 (foto). A legenda passa a ser presidida pelo vereador Alexandre Bortoluz (Bortola). O presidente até agora, Ricardo Golin, havia solicitado afastamento devido à necessidade de um procedimento cirúrgico, mas permaneceu no cargo.
– O Progressistas caxiense identifica um déficit na atuação da legenda na cidade. Como detentores da maioria das prefeituras gaúchas, é inadmissível não haver exemplar atuação na segunda maior cidade do RS. Ano que vem, 2024, temos eleições municipais. Chegaremos preparados – referiu o novo presidente.
– Mesmo sem me fazer presente, permaneci no cargo, pois a transferência legal seria trabalhosa e por pouco tempo. E foi criada uma comissão para conduzir a sucessão. Não creio que o partido saia dividido (da convenção). Momento propício para renovação – avalia Golin.
O PP caxiense marcha para uma aliança com partidos de direita. O nome que está colocado até agora neste campo político é o de Maurício Scalco (Novo), com quem há identidade política. Mas política é como as nuvens, ensinava o ex-presidente do MDB, Ulysses Guimarães.
– Iremos fazer reuniões do diretório e da executiva para ouvir a todos. A tendência, conforme alinhamento estadual e federal, é ter uma aliança de partidos de direita, sim – projeta Bortola.