O vereador de Flores da Cunha Vitório Dalcero (MDB) apresentou, na sessão de segunda-feira (24/4) da Câmara, proposta por meio de indicação (sugestão) ao Executivo para instalação de dois contêineres de ecopontos para depósitos de resíduos sólidos recicláveis. Dalcero diz que os ecopontos, que já existem em várias cidades brasileiras, são locais organizados para receber pequenas quantidades de entulhos geradas por reformas e obras domiciliares, restos de podas, móveis e estofados velhos, além de plásticos, metais e vidros, por exemplo.
No Estado, já há dois ecopontos no município de Ivoti. O custo de um contêiner para ecoponto é de cerca de R$ 35 mil.
Boa ideia
O ecoponto é uma alternativa aos municípios que, com operação adequada, pode ajudar o meio ambiente, a limpeza urbana e a geração de renda para recicladores. Operacionalmente, levam vantagem em relação a contêineres simples por serem estruturas mais pesadas e não saírem do lugar.
A limpeza urbana segue sendo desafio às administrações. O sistema de contêineres, depois de um início promissor em Caxias do Sul, por exemplo, há muito tempo se deteriorou e já não garante mais nem promove a limpeza da cidade.
Tornaram-se polos de sujeira nas calçadas, sem que se organize esse descontrole, que tem várias causas.