Na primeira sessão de que participou na Câmara de Caxias do Sul após ter sido salvo da cassação do mandato, o vereador Sandro Fantinel (sem partido) reiterou que pretende se afastar dos radicalismos.
– Uma coisa que eu prometi é que teria, por vontade própria, uma mudança de deixar o radicalismo, pois o radicalismo nos traz inimizades, problemas, nos deixa mal.
Sobre se haverá mudança em sua forma de atuação, ele ressaltou a necessidade de adaptação aos dias de hoje, mas sem perder a essência:
– Me perguntaram como será essa mudança. Essa mudança tem a ver com a imigração. A gente se adapta ou a gente volta pra casa. O que a gente podia dizer dois anos atrás, hoje não pode mais. As coisas mudaram, as leis mudaram, as exigências mudaram. Temos de nos adaptar, ou simplesmente somos cortados fora. Importante é que cada um não perca a sua essência. (...) Deus, pátria, família, essa é a minha essência, e continuará assim enquanto eu for parlamentar – discursou Fantinel.
Ele também usou seu tempo na triubuna para agradecer "aos agricultores, aos empresários rurais, ao agronegócio, às entidades e voluntários do Agrofraterno (projeto social que ele comanda)".