Entre os poucos líderes políticos que já abriram sua posição e indicaram quem irão apoiar em segundo turno para presidente está o deputado estadual Carlos Búrigo, do MDB. Na contramão de sua colega de partido Simone Tebet, que anunciou apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira, Búrigo declarou apoio a Jair Bolsonaro. “No segundo turno, só há um caminho para o Brasil: Bolsonaro presidente!”, escreveu em uma rede social.
Ele foi um dos poucos líderes políticos caxienses que já abriu apoio, entre aqueles que, no primeiro turno, não apoiaram nem um nem outro candidato.
O MDB liberou nesta quarta-feira diretórios estaduais e filiados para apoio a Lula ou Bolsonaro.
PP apoia Onyx e PSB apoia Leite
Enquanto isso, o outro candidato ao governo do Estado, Onyx Lorenzoni, que obteve 35,7% dos votos válidos em primeiro turno, está em posição bem mais confortável na eleição estadual. Nesta quarta-feira, primeiro o candidato do PP ao governo, Luis Carlos Heinze, e depois o partido anunciaram apoio a Onyx. Vale lembrar que o PP integrou o secretariado no governo de Eduardo Leite.
Já o PSB anunciou apoio ao ex-governador tucano e decidiu se integrar à campanha para a Presidência da chapa da qual faz parte, de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin. Vale lembrafr que, em Caxias do Sul, nenhum dos três vereadores do partido apoiaram a chapa Lula-Alckmin.p