A coluna Mirante tem consultado os vereadores de Caxias do sul sobre os candidatos que estão apoiando nas eleições para presidente e governador. Apenas um – Juliano Valim (PSD) – não respondeu às tentativas de consulta. É importante a declaração pública de apoio. É ponto para a transparência junto ao eleitor e à comunidade. A maioria dos vereadores respondeu com tranquilidade à consulta, como deve ser.
Na eleição para o Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) é o que recolhe o maior número de apoios: sete. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) reúnem quatro apoios, Ciro Gomes (PDT) recebe o apoio declarado dos dois vereadores pedetistas e Felipe D’Avila (Novo), o solitário apoio do vereador de seu partido – Maurício Scalco. Por fim, há quatro indecisos, chamando a atenção a bancada inteira do PSB, que não abre o voto. Há vereadores em desalinho com a orientação nacional, como os do próprio PSB, que deixaram claro não votar na chapa Luiz Inácio Lula da Silva (PT)-Geraldo Alckmin (PSDB), além de Olmir Cadore (PSDB) e Mauricio Marcon (Podemos), que vão de Bolsonaro. Os partidos deles apoiam Tebet. Por fim, há o caso de Valim, que não informou sua posição.
Para o governo do Estado, não há indecisos: Eduardo Leite (PSDB) tem cinco apoios, Edegar Pretto (PT) e Luis Carlos Heinze (PP) reuniram quatro apoios, Onyx Lorenzoni (PL) ficou com três, Vieira da Cunha recolheu o apoio dos dois vereadores pedetistas e Ricardo Jobim obteve o apoio do vereador do Novo. Vicente Bogo (PSB) recolheu apoio declarado de dois vereadores do partido, mas, apesar das tentativas, a coluna não conseguiu obter a posição de Gilfredo De Camillis, também do PSB.
Confira no quadro abaixo os apoios de cada vereador.