O vereador Bernardo Carlesso Franceschini (MDB), de Antônio Prado, obteve uma relíquia: uma foto do ex-governador Alceu Collares (PDT), aos 94 anos, em sua residência no bairro Ipanema, em Porto Alegre, em visita que fez há cerca de 10 dias.
– Está firme, uma memória excelente, tem um humor enorme. Demonstrou boa saúde física e mental – descreveu o vereador.
Franceschini conta que a ideia da visita deu-se porque tem amigos que são conhecidos da família de Collares.
– E em razão da história de vida muito marcante, vindo de família humilde da cidade de Bagé, sua trajetória como vereador, prefeito de Porto Alegre, deputado federal e governador – diz o parlamentar de Antônio Prado.
Recado para a juventude
Franceschini conta que foram cerca de duas horas de prosa. Os assuntos remontaram especialmente à trajetória política de Collares, mas não abordaram o cenário político e eleitoral.
– Ele contou muito sobre a Câmara (Federal), o governo, lembrou do calendário rotativo – destacou o vereador, lembrando que, antes do PDT, Collares foi filiado ao MDB.
Deixando um recado aos jovens, Collares diz acreditar que as grandes transformações e reformas que o Rio Grande e o Brasil precisam serão conduzidas pela juventude.
Houve até declamações
Franceschini diz que fez o teste RT-PCR para covid-19 para visitar Collares e que o encontro teve o tempo inteiro a presença da esposa do ex-governador, Neuza Canabarro.
Ele conta que houve até declamações: Collares recitou versos de Castro Alves e Alceu Wamosy (poeta gaúcho), enquanto ele declamou versos cantados por Noel Guarany.
– Fico muito honrado de poder trocar experiências pela figura histórica e democrática que ele representa, uma história de superação e trabalho, vindo a ser um dos grandes personagens da política do Rio Grande – resumiu Franceschini sobre a emoção do encontro.