Pela primeira vez na história, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul outorgou a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário a dois políticos, os ex-governadores Alceu Collares, 94 anos, e Jair Soares, 87 anos. De cadeira de rodas, Collares fez questão de comparecer à solenidade e discursou emocionado, lembrando de sua trajetória política, desde à época em que se incorporou ao movimento da Legalidade.
A iniciativa foi aprovada por unanimidade, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, no final de outubro. Relator de ambos os processos, o desembargador Voltaire de Lima Moraes, destacou que o Tribunal de Justiça é muito rígido na concessão dessa medalha. Tanto, que até agora só tinham sido agraciados os ministros aposentados do STF Paulo Brossard, que faleceu em 2015, e José Néri da Silveira.
– A ideia da homenagem levou em consideração a conduta ilibada destes dois ex-governadores, que sempre tiveram uma vida pública exemplar, e atuaram, como governadores ,valorizando a harmonia e a independência entre os poderes, demonstrando amplo respeito pelo Judiciário – disse Voltaire, lembrando que Jair e Collares “nunca tiveram qualquer atrito com o Judiciário e sempre buscaram a resolução de questões na base do diálogo.