Este domingo será um dia importante, e até histórico, na relação da comunidade com a Maesa, patrimônio histórico central do município. Pela tarde, das 14h às 17h, os caxienses que se inscreveram previamente poderão visitar o interior da edificação. Serão sete turmas em visitas guiadas de 20 a 30 minutos, com até 30 inscritos por turma. Ou seja, 210 caxienses terão acesso ao interior da Maesa pela primeira vez, reforçando o vínculo da população com o complexo cultural e histórico. O interesse foi grande e as vagas nas turmas para visitação se esgotaram, informa o presidente da Frente Parlamentar A Maesa É Nossa!, vereador Rafael Bueno (PDT). As inscrições se esgotaram na sexta-feira pela manhã.
– Às 14h (de domingo), a Maesa será, na prática, oficialmente aberta (à população). Isso comprova o que venho falando. O povo quer estar inserido nesse debate, afinal, a Maesa é nossa – destaca Bueno.
Paralelamente, entre 9h e 19h, será realizada na Rua Plácido de Castro, ao lado da Maesa, uma programação com atividades de feira, artesanato, espaço cultural e apresentações musicais, entre outras, com 250 expositores confirmados. Haverá pontos de arrecadação de roupas, alimentos e rações para animais em situação de rua. A agenda toda está sendo denominada Maesa Cultural, uma parceria da UAB (a União das Associações de Bairros), prefeitura e Câmara.
A UAB emitiu um manifesto em que apoia o Maesa Cultural, pelo incentivo e valorização da cultura, da economia, além de reforçar a solidariedade e o debate sobre a destinação do espaço. “A UAB entende que não faz mais sentido esperar para dar-se início à ocupação de um espaço que é uma conquista de todos”, encerra a nota.
Outras visitações devem ocorrer
O vereador Bueno comenta que outras ações como a deste domingo, de abertura da Maesa para visitação, serão realizadas.
– Falei com a secretária Aline (Zilli, da Cultura, que está à frente das discussões e das ações em torno da Maesa no momento pré-ocupação). A ideia é, a partir de agora, tornar frequente (as visitações). Minha sugestão é que sejam inseridos clubes de mães, escolas e grupos de escoteiros, por exemplo.
Realizada a primeira ação, novas datas devem ser programadas.