A população poderá fazer visitas guiadas em grupo ao interior da Maesa no próximo domingo (22/5). A iniciativa estará associada e integra um encontro programado para a Plácido de Castro, no entorno do complexo histórico e cultural, das 9h às 19h do mesmo domingo, que contará com atividades de feira, artesanato, espaço cultural, doações e apresentações musiciais, entre outras. A programação toda está sendo chamada de Maesa Cultural, uma ação da UAB (a União das Associações de Bairros), prefeitura e Câmara dos Vereadores. A notícia foi dada na sessão desta terça-feira da Câmara pelo vereador Rafael Bueno (PDT).
Mais de 200 expositores estão confirmados na feira, segundo a UAB, entidade que teve a ideia do evento, chamado de "Maesa Cultural", que se soma à "A Maesa É Nossa", nome de frente parlamentar na Câmara em defesa do complexo.
– A abertura da Maesa no próximo domingo vem ao encontro da abertura do prédio para que a população possa se apropriar do que efetivamente é seu e o sonho da ocupação comece a se tornar realidade. Essa movimentação de domingo será um momento que entrará para a história de Caxias do Sul – destacou Bueno, que preside a frente parlamentar, lembrando também a participação do vereador Lucas Caregnato (PT) na programação.
Se chover, o evento será adiado. Mas, se for realizado, será a primeira vez que a população, em grupos, poderá ingressar no interior da Maesa. As visitas guiadas serão de 20 a 30 minutos, organizadas em turnos das 14h às 17h, com até 30 inscritos por turma, informa a prefeitura. Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo Google Forms através do link: https://forms.gle/M7Tz9zCqBJKf2nHA9
Para o presidente da UAB, Valdir Walter, e para a secretária municipal de Cultura, Aline Zilli, que participaram das reuniões preparatórias para a Maesa Cultural, a parceria colocará ainda mais em evidência junto à população a discussão em torno da ocupação da Maesa.