** Mateus Frazão substitui interinamente o titular da coluna, Ciro Fabres
Moradores do Campos da Serra divulgaram nota de repúdio à declaração do vereador Sandro Fantinel (Patriota) na sessão da última terça-feira (1º) em que que insinuou que os residentes do conjunto habitacional não estariam contribuindo com o Fundo da Casa Popular (Funcap).
— Nós continuamos tentando defender uma classe que infelizmente ao invés de retribuir a ajuda que ela recebe do município, do estado e da Federação, não está nem aí, não pagam mais: "Eu não vou pagar, porque daqui ninguém me tira". Olha o que acontece no Campos da Serra: ninguém paga mais nada. Para o governo federal e para o estado eles não pagam, agora, para o tráfico eles pagam — disse o vereador na ocasião
Na carta, os moradores contestam o posicionamento de Fantinel, afirmando que o parlamentar verbaliza preconceitos e estigmas já relacionados ao loteamento:
"O vereador demonstra seu preconceito com todas as pessoas que moram aqui, onde a maioria cumpre suas obrigações. (...) Nos parece que o nobre vereador nunca pisou no Campos da Serra e, por isso, não sabe que aqui moram crianças, adolescentes, trabalhadores que lutam dia a dia para viver uma vida melhor. Nos indigna que um vereador eleito à Câmara de Vereadores desconheça a legislação, o papel do Estado, papel da Câmara e os direitos e deveres dos cidadãos".
DESAMPARO
Em tom de manifesto, a carta também cobra falta de ações do poder público:
"Todas as pessoas pagam impostos direta e indiretamente e isso nos faz seres de direito a diversas contrapartidas obrigatórias do poder público. Diferente da "ajuda" que segundo o vereador Fantinel se refere que o município, estado e união devem fornecer, morar dignamente é um direito. Se há alguém nessa história que não cumpre seu papel é a prefeitura que há anos já deveria ter garantido escola de educação infantil, de ensino fundamental e médio, além de toda uma rede de proteção."
Ainda na sessão de terça, a fala de Fantinel foi contestada pelos vereadores Lucas Caregnato e Estela Balardin — ambos do PT.
Vereador se retrata
Na sessão de ontem, Fantinel pediu desculpas pela declaração. Ele informou
— Depois de conversar com muitas famílias que me ligaram, conversaram comigo, e vou ser sincero, todas elas conversaram comigo de uma forma extremamente amigável. Então eu fiquei... me emocionou, me emocionou, porque ninguém me ofendeu, ninguém me atacou, ninguém falou coisas, palavras ruins; conversaram comigo e, por este motivo que eu venho a esta tribuna fazer uma retratação.(...) Quando estávamos discutindo assuntos da cidade (...) eu simplesmente comentei: "Ah, o Campos da Serra também ninguém paga." Então esse foi o meu erro e eu reconheço que tem muita gente boa lá, inclusive duas primas (riso). (...) Então tem muita gente boa lá, tem muita gente boa que trabalha, que paga, que está em dia com as contas, que está tudo ok. A palavra foi uma má expressão.
Fantinel ainda disse que a comunidade pode contar com ele com "o que precisar" e que foi informado pelos próprios moradores de carências e demandas do loteamento.