** Mateus Frazão substitui interinamente o titular da coluna, Ciro Fabres
Na quinta-feira (3), a prefeitura realizou a abertura da colheita da uva, em São Luiz da 6ª Légua. O evento contou com a presença do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, do secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, junto a autoridades municipais. As soberanas da Festa da Uva também prestigiaram o ato.
Foi no momento da colheita simbólica que a polêmica germinou: após uma série de fotos com o vice-governador depositando cachos de uva no cesto carregado pelas soberanas, o fotógrafo do governo do Estado percebeu algo inusitado: no cesto, a inscrição do número 13 (em alusão à edição da colheita, 13ª). O que seria digno de anedota pela referência ao Partido dos Trabalhadores (PT) ganhou outra dimensão quando a comitiva decidiu refazer todas as fotos com um cesto diferente.
Mais tarde, a presidente da Câmara de Vereadores de Caxias, Denise Pessôa (PT), que também prestigiava o ato, publicou fotos nas suas redes sociais, justamente as que tinham o cesto. Foi o estopim de movimentos nas redes sociais, reverberados pelo vereador Mauricio Marcon (Podemos) contestando a referência ao PT. Não bastasse o constrangimento pela proporção gerada, as próprias soberanas gravaram um vídeo falando sobre o assunto.
— Lamentamos que a nossa imagem tenha sido vinculada à política. Estamos muito chateadas e tristes com as mensagens e todas as situações ocorridas — disse a princesa Bruna Mallmann, no vídeo de menos de 30 segundos.
A prefeitura modificou digitalmente fotos publicadas no site e apagou o número do cesto.