A prefeitura enviou nesta segunda-feira à Câmara projeto de reposição salarial dos servidores públicos. Serão repostas as perdas salariais referentes a 2021. O percentual de reajuste será correspondente ao acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no atual exercício. Também serão reajustados com o mesmo percentual os proventos de aposentadoria e pensões aos segurados do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (Faps).
O prefeito havia se comprometido com a reposição em mensagem no Facebook no Dia do Servidor Público, em 28 de outubro. No dia anterior, em discurso na Câmara, a presidente do Sindiserv (Sindicato dos Servidores Municipais), Silvana Piroli, havia cobrado do prefeito o envio do projeto, que ocorreu agora. Desde o advento da lei federal complementar 173, que suspendeu revisões salariais durante o período de pandemia, até 31 de dezembro deste ano, os servidores ficaram sem a trimestralidade.
– Sempre disse que sou a favor da reposição da inflação, para qualquer categoria profissional, inclusive para os vereadores, que estão com valores defasados. A reposição não é aumento – argumentou o prefeito.
O projeto de reposição salarial aos servidores foi um dos cinco que integram um novo pacote que a prefeitura enviou à Câmara, nesta segunda-feira. Todos eles foram apresentados em regime de urgência, o que coloca um prazo máximo de 30 dias para as matérias serem deliberadas pelos vereadores. Os textos já começaram a tramitar nas comissões do Legislativo. O prefeito Adiló, a vice, Paula Ioris, e parte do secretariado foram até a Câmara levar os projetos.