Enquanto aguardam a visita de representantes da prefeitura para detalhar projeto de implantação do Parque Municipal de Proteção Animal, entendido na comunidade como canil, os moradores das localidades da região da 2ª Légua, no interior de Caxias do Sul, realizaram mais uma manifestação nesse domingo, contrária à localização do empreendimento. Houve concentração no pátio da Igreja de São Virgílio, paralisação do trânsito na Estrada Municipal da Uva, colocação de faixas e carreata até a localidade de Loreto. Nas faixas espalhadas, a principal crítica é quanto à falta de diálogo do Executivo, como a da foto, que contém a inscrição “Adiló: homem do diálogo ou homem do canetaço?”
Os ânimos estão se acirrando. Não é bom para ninguém. Se a prefeitura diz que tem um bom projeto, o que é atestado por vereadores, será bom para a comunidade, e ele deve ser detalhado o mais rápido possível. Deveria ter sido detalhado na origem.
Quanto mais se protela uma exposição do projeto, que precisa ser feita na comunidade, mais difícil será o entendimento. O encontro deve ser agendado para o quanto antes. Quem conduz o assunto pela prefeitura é a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, que acabou contraindo covid-19 na semana passada, o que atrapalhou o processo.
Em nota, a Comissão Representativa das Comunidades diz que esteve na Secretaria do Meio Ambiente (Semma) na quinta-feira, mas informa que “o secretário se negou a recebê-la (a comissão)”. O secretário nega, suscintamente:
— Não é verdade — respondeu à consulta da coluna.
A mesma comissão também diz que os sindicatos rurais de trabalhadores e patronal não teriam sido atendidos pelo prefeito Adiló no mesmo dia. Esse cenário de confronto precisa ser desmanchado.
O que diz o prefeito
O prefeito Adiló falou à coluna sobre o assunto:
— Mostramos o projeto inicial para algumas lideranças. É importante destacar que já há algum tempo estamos tentando marcar uma reunião com a comunidade, cuja intermediação está sendo feita pela secretária de Governo Grégora com o senhor (Raimundo) Bampi. As datas que haviam sido definidas – dias 17 e 24/10 –, foi solicitado o adiamento por opção da comunidade. Nesta semana, estaremos fazendo um novo contato e, caso a comunidade não defina nova data, estaremos marcando e fazendo o convite publicamente. Quanto aos sindicatos, não fomos procurados por nenhum deles.