O diretório municipal do MDB divulgou nota de repúdio à declaração do vereador Sandro Fantinel (Patriota) na sessão da última terça (17), quando o parlamentar debochou da morte do deputado federal constituinte, Ulysses Guimarães (MDB) ao criticar a Constituição brasileira (quando falava sobre a mobilização de servidores).
— O funcionário público não tem culpa, ele simplesmente está encaixado no sistema, um sistema que foi criado por corruptos, cujo um deles nem a graça de ser enterrado teve, porque se perdeu no mar, e o tubarão que dele se alimentou deve ter morrido — disse Fantinel referindo-se a Ulysses, que morreu em acidente aéreo em 1992.
A declaração foi criticada já durante a sessão por outros parlamentares e no final da tarde de terça o próprio MDB municipal definiu a fala como “um ataque desproposital, desrespeitoso e ofensivo à memória de um dos maiores líderes políticos do Brasil” e acusou Fantinel de provar “seu total desconhecimento da história brasileira e da luta pela construção da democracia, que tem na Constituição uma garantia dos nossos direitos, inclusive que permite ao vereador usar a tribuna e fazer seus discursos”.
Nota na íntegra:
Vimos através desta lamentar as declarações proferidas na Câmara Municipal de Caxias do Sul pelo vereador Sandro Fantinel, neste dia 17 de agosto de 2021, em um ataque desproposital, desrespeitoso e ofensivo à memória de um dos maiores líderes políticos do Brasil, o nosso sempre e saudoso Senhor Diretas, Ulysses Guimaraes.
Ao atacar sua honra, o parlamentar prova seu total desconhecimento da história brasileira e da luta pela construção da Democracia, que tem na Constituição uma garantia dos nossos direitos, inclusive que permite ao vereador usar a tribuna e fazer seus discursos.
Segue abaixo nossas considerações:
1 – O mundo vive um momento de transformação, seja em função do aperfeiçoamento dos regimes democráticos, seja em função das mudanças pessoais decorrentes da pandemia;
2 – É normal que em momentos difíceis, surjam manifestações e entendimentos que ajudam a sociedade a se reorganizar e encontrar alternativas para seguir o caminho do bem comum;
“Não são os cargos que dão liderança. Os cargos tem um mandato certo. As lideranças quando são lideranças, permanecem no tempo.” (Ulysses Guimarães)
3 – É também um momento fértil, em que oportunistas e despreparados se apropriam de espaços generosos a disseminam ódio, incertezas e inverdades.
4 – O MDB não pode se calar diante do ataque desmedido e gratuito desferido pelo vereador Sandro Fantinel, da tribuna da Câmara Municipal de Caxias do Sul, embora sem citar o nome, mas com endereço certeiro ao grande líder nacional Ulysses Guimarães.
5 – Também ofende a nossa Constituição, em ataque cruel, desleal e mentiroso, a qual lhe concedeu o direito para do alto da tribuna manifestar-se com liberdade. “A liberdade de expressão é apanágio da condição humana e socorre as demais liberdades ameaçadas, feridas ou banidas. É a rainha das liberdades.” (Ulysses Guimarães)
“A persistência da Constituição é a sobrevivência da democracia” (Ulysses Guimarães)
6 – Esqueceu o vereador, em atacar os mal feitores que não cumprem a Constituição, mas preferiu atacar o grande articulador da Constituição cidadã.
“Não roubar, não deixar roubar, por na cadeia quem rouba. Eis o primeiro mandamento da moral pública.” (Ulysses Guimarães)
7 – O momento é de cautela, a sociedade exige uma nova postura de seus governantes, um compromisso com a ética, a honestidade e a tomada de medidas concretas no sentido de garantir o fim da desarticulação da sociedade, com retomada da prestação de serviços públicos de qualidade, do crescimento econômico, da geração de trabalho e emprego;
8 – Lamentavelmente, o desconhecimento leva aos equívocos, faltou ao vereador conhecer a vida e a obra de um líder positivo, Ulysses Guimarães.
“O poder não corrompe o homem; é o homem que corrompe o poder. O homem é o grande poluidor, da natureza, do próprio homem, do poder. Se o poder fosse corruptor, seria maldito e proscrito, o que acarretaria a anarquia”. (Ulysses Guimarães)