Entre as movimentações recentes para ampliar a logística regional, que incluem portos em Arroio do Sal e o futuro aeroporto de Vila Oliva, a semana que se encerrou assinala um momento importante: a inauguração do Aeroporto de Vacaria, de nome Aeroporto Regional dos Campos de Cima da Serra Enore Ângelo Lucian Mezari, homenagem ao então prefeito que iniciou o projeto, em 1997. O aeroporto sai 24 anos depois. O projeto original destinava-se a um terminal de cargas.
Na quarta-feira passada (4/8), a aeronave Cesna da Azul, com nove lugares, aterrissou às 10h, dando início aos voos comerciais entre Vacaria e Porto Alegre. Os acentos estavam ocupados, entre outros, pelos deputados estaduais Carlos Búrigo (MDB), que preside a frente de logística e transportes dos Campos de Cima da Serra na Assembleia, e Frederico Antunes (PP), o secretário do Turismo do RS, Ronaldo Santini (PTB), prefeito e vice de Vacaria, Amadeu Boeira (PSDB) e Marcelo Dondé (PP).
O Aeroporto de Vacaria foi financiado em convênio entre os três níveis de governo. A maior parte é oriunda do Profaa, o Programa Federal de Auxílio a Aeroportos. Durante o governo de José Ivo Sartori, houve a construção do terminal de passageiros. O município desapropriou a área.
O aeroporto de Vacaria se incorpora à infraestrutura logística da região e abre potencial para operação de transporte de cargas. É uma conquista regional importante.