A foto do presidente Jair Bolsonaro com os prefeitos de Farroupilha, Bento Gonçalves e Flores da Cunha (acima), respectivamente Fabiano Feltrin (E), Diogo Siqueira e Cesar Ulian (D), é elucidativa e pedagógica. Regra geral, na visita do presidente Jair Bolsonaro a Caxias do Sul e à UCS na tarde desta sexta-feira, os representantes da região usavam máscaras e os integrantes da comitiva, não. Há algumas poucas exceções. Na foto com os prefeitos da região, além de Bolsonaro, estão o deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL) e o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), também integrantes da comitiva e que não usavam máscara.
Na segunda foto (abaixo), na inauguração da placa que assinala os 120 anos da CIC, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, outro exemplo: Bolsonaro sem máscara e todos os representantes da entidade – Ivanir Gasparin, presidente, presidentes dos Conselhos Deliberativo, Emir José Alves da Silva, e Superior, David Randon –, mais o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) usavam a proteção.
O presidente e sua comitiva até desembarcaram de máscara no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. Mas a maioria dispensou a proteção assim que o presidente encontrou-se com apoiadores em uma área ao lado do aeroporto, e ali, naquele contato, o distanciamento foi para o espaço: a aglomeração foi grande. Já na UCS, o único ministro que usava máscara era o chefe de Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno. Os ministros da Educação, Milton Ribeiro, da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, da Secretaria Geral, Onyx Lorenzoni, e da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, não usavam máscara.
O prefeito Adiló, que até justificou que fiscalização poderia ter dificuldades para acessar o presidente por causa de questões de segurança, esteve ao lado de Bolsonaro. Adiló, que entendia que Bolsonaro “deveria dar o exemplo”, teve frustrada sua expectativa: o presidente não deu o exemplo da utilização da máscara. Quem deu, em sua maioria, foram os representantes de Caxias e da região, que usaram a proteção como deviam. Foi enorme o contraste com a comitiva do presidente.
Já em Bento Gonçalves, à noite, em reunião-jantar com lideranças dos setores vitivinícola e empresarial da cidade, a imprensa não teve acesso à vinícola onde acontecia o encontro. Porém, ´pelas imagens que circularam do jantar, nenhum dos participantes usou máscara ou obteve o distanciamento recomendado na prevenção da covid.