O vereador Juliano Valim (PSD) está cobrando mais ônibus do transporte coletivo nos horários de pico em Caxias. Na segunda-feira, ele fez fiscalização in loco das 5h às 8h. Ele acompanhou a linha do Jardim Eldorado e Serrano até o Centro (ônibus 531) e constatou irregularidades: superlotação, aglomeração e falta de ventilação. Ele mencionou que 90% dos usuários estavam a menos de meio metro de distância um do outro e concluiu que "o transporte coletivo está sendo um dos maiores proliferadores do coronavírus".
O vereador fez um indicação ao Executivo pedindo ônibus articulado nos horários de pico.
O transporte coletivo é um indicador do nível do distanciamento social que está sendo implementado em uma cidade. O cenário do Serrano é um termômetro. O vereador Valim tem sido um guardião das condições do transporte coletivo na pandemia, e não gostou do que viu. A prefeitura tem adotado cautela neste momento em que os municípios estão com a prerrogativa de definir protocolos para o enfrentamento à pandemia. Mas será preciso controlar a ocupação dos veículos. Sem essa organização, ficará difícil conter o contágio, podendo haver prejuízo, por extensão à atividade econômica.
Equipe da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade tem feito fiscalização diária ao longo da pandemia sobre excesso de passageiros no transporte coletivo. O monitoramento precisa ter consequência.