E não é que o nível do debate político em Caxias do Sul desembocou na polícia? Essa situação lamentável está materializada no registro policial, o famoso BO, providenciado pelo secretário da Saúde, Júlio César Freitas da Rosa, contra a mãe do vereador Rafael Bueno (PDT), dona Vera Lúcia Rech. No documento policial consta o fato como “outras contradições referentes à administração pública”. Júlio abriu o BO sob argumento de ter sido chamado de “mentiroso”. A esse ponto se chegou.
Leia mais:
Prefeito Daniel Guerra ignora protesto na UBS e registro de ocorrência policial
Inauguração de UBS em Caxias do Sul chega na polícia
O nível do debate político vai de mal a pior. Uma relação institucional e respeitosa simplesmente não existe. É preciso urgentemente que os líderes e representantes políticos, especialmente integrantes dos principais polos oponentes, façam uma reflexão séria, revejam este comportamento e reconstituam minimamente o debate e as relações, em nome dos caxienses.
O foco explosivo mais recente foi a inauguração, na sexta-feira, da UBS Cristo Redentor, que desencadeou uma sucessão de enfrentamentos e reações que só atestam o nível a que chegamos no debate político.
Fonte próxima ao governo diz que o BO aberto pelo secretário da Saúde Júlio César Freitas da Rosa vai acabar elegendo (vereadora) a mãe do vereador Rafael Bueno, Vera Lúcia Rech, criando um espaço que ela não tinha.
O FOCO DA INAUGURAÇÃO DA UBS
:: O prefeito discursa com informação distorcida, sem apego à verdade dos fatos, sabe-se lá com que propósitos, dizendo na inauguração da UBS Cristo Redentor que, em sete anos, não se entregava uma UBS à comunidade.
:: Recebe de volta, em post do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho, a classificação de “mentiroso”.
:: O prefeito cita na inauguração da UBS Cristo Redentor os nomes dos secretários presentes, mas só menciona o vereador Renato Oliveira (PCdoB), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara. Ignora os demais vereadores que foram à inauguração.
:: Entre os vereadores presentes estava Rafael Bueno (PDT), que tantas vezes exagera em suas manifestações, inviabilizando entendimentos. Mas que, indiscutivelmente, batalhou em sua trajetória comunitária e política pela concretização da UBS Cristo Redentor.
:: O prefeito, em um gesto de grandeza, deveria expressar esse reconhecimento. De forma pequena, não o fez.
:: O secretário Júlio César abre o famoso BO contra a mãe de Rafael Bueno.
:: Bueno, em seu Twitter, chama o governo de "desesperado" e "medíocre".
:: Deste jeito, não chegamos a lugar nenhum. Pior para os caxienses.