Outra feira setorial que movimenta Gramado nesta segunda quinzena de maio é a 6ª edição do Connection. O evento deste ano vai destacar produtos com Indicação Geográfica (IG), produzidos nos biomas brasileiros, e suas potencialidades.
Palestrantes nacionais e internacionais somam expertises para abordar temas, como o turismo, o mercado, a biodiversidade e a competitividade de produtos, como o chocolate, o vinho, o café, o azeite de oliva, o queijo, o artesanato, e itens de cada região que o melhor identificam.
O evento começa nesta quarta-feira e vai até domingo no Palácio dos Festivais,e se estende pela Rua Coberta com exposições, demonstração e degustação de produtos com a chamada IG. Além disso, a programação também ocupará a Sociedade Recreio Gramadense com rodadas de negócios.
Setor calçadista aposta nas vendas do segundo semestre
O varejo brasileiro aposta muitas de suas fichas no desempenho das vendas do segundo semestre do ano. Esta também é a expectativa de Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos e, portanto, do Salão Internacional do Couro e do Calçado, que ocorre na próxima semana em Gramado.
A feira do setor calçadista mira nas comercializações das coleções primavera/verão, que representam cerca de 70% do faturamento da indústria nacional. O evento, que ocorre de 22 a 24 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park, terá 350 expositores com 1,5 mil marcas e espera receber 13 mil visitantes, durante os três dias desta sua 30ª edição.
A expectativa positiva do diretor da feira é corroborada pelas empresas âncoras, caso da Havaianas, que chega ao evento nesta edição.
Segundo Ana Bógus, presidente de Havaianas e Latam, a feira de Gramado será um novo formato para apresentar as novidades da marca de calçados na ponta.
Feiras voltadas para o frio
A região das Hortênsias também está com a segunda edição da Tricofest, sendo realizada aos finais de semana em Nova Petrópolis, até 18 de junho.
Depois disso, a região Uva e Vinho terá outra programação voltada para os meses frios. É a Feira de Inverno de Flores da Cunha em sua 34ª edição, marcada para ocorrer de 24 de junho a 16 de julho, aos sábados e domingos, nos pavilhões da Vindima. A comercialização dos espaços para os expositores está aberta. Em sua última edição, recebeu mais de 40 mil pessoas e movimentou milhões em negócios. São esperados 60 expositores de vários setores da economia local na edição 2023.