A startup caxiense Arrow Mobility vive um momento histórico neste mês. Se prepara para entregar as primeiras vans elétricas do contrato que fechou há 20 meses com a Localiza. A previsão é de que as primeiras quatro unidades fiquem prontas até o fim do mês. Outros 16 veículos estão em fase final de produção e devem ser entregues neste primeiro semestre, fechando o primeiro lote inicial de 20 unidades previstas para serem comercializadas para a maior empresa do setor de locação do país.
No início deste mês, um evento realizado na Vinícola Casa Perini, em Farroupilha, com diretores da Localiza e clientes estratégicos, testou a operação da van projetada para entregas. A programação já antecipou a chegada de um dos momentos mais importantes para uma startup: a entrega das primeiras encomendas.
— Nós levamos 12 meses para desenvolver a nova tecnologia, mas quem atua neste nosso segmento sabe que, após o protótipo, existe outro grande desafio, que é produzir em série — comenta Julio Balbinot, um dos sócios da mais nova indústria caxiense, ao lado de Jocelei Salvador e de Marcelo Simon.
Entre os principais desafios, ele destaca o atraso na entrega de alguns componentes eletrônicos e o desenvolvimento de novos conhecimentos na área de softwares, já que uma van elétrica tem uma produção totalmente diferente do que estavam acostumados a lidar. Os sócios da Arrow já atuaram como engenheiros e executivos da Marcopolo.
Em paralelo à finalização das primeiras unidades, a empresa também está em tratativas avançadas para novo contrato com uma gigante do comércio online, além de outras negociações. Elas se intensificaram nos últimos meses, principalmente após a repercussão da Fenatran, uma das mais importantes feiras de transporte do mundo, realizada em São Paulo no final do ano passado.