A Câmara de Vereadores de Farroupilha recebeu três projetos de Lei do Executivo que propõem a concessão de incentivos fiscais a empresas caxienses com intenção de instalarem-se na cidade.
Os incentivos almejados são de isenção de IPTU e nas taxas de licenciamento por cinco anos, além de redução nas taxas de ITBI e nas alíquotas do ISSQN, conforme estabelece o Programa Diversificar. Caso os projetos sejam aprovados, as empresas Seroni Embalagens, Antares Acoplamentos e PCP – Steel serão as primeiras a possuir os incentivos do Diversificar. Todas as proposições já obtiveram parecer favorável das comissões permanentes e estão aptas para serem discutidas na sessão de hoje na Câmara de Vereadores de Farroupilha.
De acordo com o vice-prefeito, Jomas Tomazini, as tratativas com as empresas caxienses ocorrem desde 2021. Como o prefeito Fabiano Feltrin tem agenda em Brasília nesta semana, Jonas comenta os incentivos também como prefeito em exercício:
_ Temos um prefeito que conhece o outro lado do balcão como empreendedor. E estamos de portas abertas para novos investimentos pois isso gera oportunidades, melhora a vida das pessoas e traz recursos para entregarmos saúde, educação e serviços de qualidade.
Sobre os projetos das companhias, Tomazini destaca que, neste momento, eles são para novas operações em Farroupilha, embora já tenham cogitado, em outra oportunidade, uma transferência de sede para o município.