Foram protocolados recentemente na prefeitura, e sinalizados pelos proprietários de redes, as instalações de pelo menos três novos atacarejos e três supermercados em Caxias do Sul. De acordo com o secretário de Urbanismo, João Uez, a tendência é que os novos empreendimentos comecem a sair do papel nesse ano para inaugurações até a metade do ano que vem.
Pelos menos dois atacarejos devem abrir na região Norte da cidade de bandeiras de redes de outras regiões. Também está previsto um empreendimento nestes moldes de operação local na Avenida São Leopoldo.
A região central teve receber dois supermercados, um de rede local e o outro de Santa Catarina, este último uma marca que ainda não tem atuação na cidade. O bairro Cruzeiro também receberá uma operação deste tipo.
— Em termos de metragem construída, serão mais de 25 mil metros quadrados, e os empreendimentos devem gerar em torno de 850 vagas de emprego — projeta o secretário.
A prefeitura também está em tratativas com uma rede de Santa Catarina que busca uma área de 50 mil metros quadrados para instalação de um centro de distribuição para abastecer as operações na Serra Gaúcha e Litoral.
Somam-se aos novos projetos ampliações de operações do Supermercado Multi Safra em Ana Rech e as obras da rede Fort para o atacarejo que será construído no lugar da antiga Robertshaw.
Outro empreendimento alimentício que está para anunciar a chegada em Caxias do Sul é uma rede de fast-food no bairro São Pelegrino.