A jornalista Suzana Barelli, colunista de vinhos do Estado de S. Paulo, escreve sobre brancos e tintos há mais de duas décadas. Primeiro, quando era repórter de economia, o vinho entrou na sua vida como um hobby, mas ela logo o transformou em profissão. Hoje, Suzana é uma das principais referências femininas nesta área.
Apreciadora dos vinhos de todas as origens, ela sempre diz que o concorrente do vinho brasileiro não é o vinho importado, mas as outras bebidas escolhidas para o mesmo momento de consumo. Ela acompanha o desenvolvimento da viticultura brasileira desde 2001, quando fez a primeira visita à região e vem se surpreendendo com o aumento da qualidade do vinho brasileiro. Seguem as indicações:
Valduga Sur lie
“Eu adoro espumantes e gosto muito daqueles que ficam mais tempo em contato com as leveduras. Este, além de bem feito, tem um bom custo-benefício”.
Espumante Nature
Vale dos Vinhedos
Vinícola: Casa Valduga
Uva: 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir
Evoé Pinot Noir
“Não é fácil elaborar bons vinhos com pouca intervenção, e Marina Santos consegue trazer as sutilezas da Pinot Noir neste vinho, que ainda é biodinâmico”.
Tipo: Vinho fino tinto seco
Origem: Pinto Bandeira
Vinícola: Vinha Unna
Uva: 100% Pinot Noir