A cineasta carioca Marcia Monteiro, conhecida por ter filmado o documentário Legado Italiano que recebeu o Prêmio RaiTV de melhor documentário da atualidade no Trento Film Festival de 2021, é a convidada desta semana para destacar os vinhos que mais aprecia. Mesmo na correria das gravações do final da novela Pantanal, em que ela integra a equipe de produção de arte, Marcia parou por um momento para indicar dois rótulos que marcaram momentos especiais pela região.
Na Serra, passou uma temporada entre os anos de 2012 a 2018 para registrar imagens para o documentário. Em 2015, também trabalhou na novela Além do Tempo, gravada na região.
No momento, ela está no Rio de Janeiro, depois de ter ficado duas temporadas em fazendas no meio do Pantanal.
Maximo Boschi Biografia Brut
“O Brasil tem o espumante como “a bebida”. Não é só uma uva emblemática. E o Maximo Boschi sintetiza essa qualidade. E ele foi muito crucial em um momento de celebração de um aniversário meu quando eu estive em Bento Gonçalves”.
Tipo: Espumante branco método tradicional
Origem: Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha
Vinícola: Vinícola Maximo Boschi
Uva: 55% Chardonnay e 45% Pinot Noir
Graduação Alcoólica: 12,5%
Valmarino Cabernet Franc XXV
“É uma das minhas uvas preferidas. Em 2012, quando visitei a Expovinis, em São Paulo, tive uma grata surpresa ao degustar esse vinho. Foi um momento crucial em que percebi que o Brasil estava produzindo muitos bons vinhos”.
Tipo: Vinho tinto fino seco
Origem: Pinto Bandeira na Serra Gaúcha
Vinícola: Valmarino
Uva: 100% Cabernet Franc
Graduação Alcoólica: 14,5%