A Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) chega a três municípios da Serra com a inauguração, nesta quinta-feira, do Ristorante Dolce Italia na Vinícola Cave do Sol, em Bento Gonçalves. Depois de Flores da Cunha, onde a escola foi fundada em 2004, e Caxias do Sul, a partir de 2018, a região escolhida para a expansão concentra o maior número de turistas da Região Uva e Vinho, o que também direciona cardápio e cursos que deverão ser realizados na nova unidade no Vale dos Vinhedos.
A estrutura com 176 metros quadrados terá capacidade para atender até 120 pessoas ao mesmo tempo, estacionamento para 100 veículos e vai funcionar diariamente, com exceção às terças-feiras, dia em que o empreendimento ficará fechado. A parceria para a criação da nova unidade surgiu a partir do convite da família Passarin, que inaugurou a Cave do Sol em 2020. A abertura do Ristorante Dolce Italia na vinícola será para convidados nesta quinta-feira, mas a operação abrirá a público na semana que vem.
A partir de segunda, quem buscar o restaurante no Vale dos Vinhedos vai encontrar uma proposta muita semelhante a de Flores da Cunha. Segundo o diretor da Escola de Gastronomia da UCS, o chef italiano Mauro Cingolani, serão duas opções de menu. Na Sugestão do Chef, são servidos três pratos: a entrada, o prato principal e a sobremesa, e o valor é de R$ 120. No Menu Dolce Itália, há uma sequência maior de pratos em que é possível escolher uma das quatro opções de entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. Para este formato, o valor é R$ 150. O cardápio muda semanalmente.
— Ele acompanha as estações do ano, porque utiliza ingredientes sazonais e regionais — destaca o chef.
A nova operação gastronômica gerou 11 empregos.
Cursos de vinhos para profissionais e turistas
A estrutura acadêmica de gastronomia da UCS soma mais de 50 opções de cursos, segundo o diretor da escola. Atualmente, são em torno de 300 alunos. As formações se concentram em Flores da Cunha e incluem desde cursos técnicos, de extensão, graduação até a pós-graduação em confeitaria. Formam garçons, chefs de cozinha, técnicos e tecnólogos de gastronomia, garçons e sommeliers de vinho, cerveja e azeite.
Para Bento Gonçalves, estão sendo projetados cursos de curta duração ainda para este segundo semestre. Um dos primeiros que devem ter inscrições abertas é o de garçom pela alta demanda dos empreendimentos da região. Ainda na área profissional, uma das três edições do curso de sommelier de vinhos, que são realizadas em Flores da Cunha anualmente, podem ter uma edição no Vale dos Vinhedos. E o curso de sommelier de cervejas, lançado neste ano, também pode ir a Bento.
A operação no Vale dos Vinhedos deve marcar uma nova proposta de lançar cursos pensando também nos turistas. Segundo Cingolani, a intenção é promover algumas formações mais voltadas para análise sensorial e harmonizações, aproveitando a adega e o ambiente da vinícola.