O mês de julho marca o início da operação de uma nova geração de veículos pesados para as Empresas Randon. O lançamento de vendas das primeiras unidades de implementos da nova linha New R ocorreu neste início de semana na Serra. Os vinhedos da vinícola Luiz Argenta foram escolhidos de cenário para mostrar os primeiros reboques e semirreboques fabricados no novo conceito da companhia, que destaca uma série de tecnologias e de soluções em modularidade, eletromobilidade, sustentabilidade e inteligência embarcada. O primeiro modelo colocado à venda é também a cara da Randon Implementos:
— O graneleiro é o ícone do agronegócio. É o produto que transporta grãos, sacaria, a carga em geral, que pode ser utilizado, pela sua flexibilidade, para adubos e fertilizantes. Escolhemos começar por ele também por trazer inovações no produto que foi o primeiro e trouxe a Randon para os semirreboques — destaca o diretor-superintendente da divisão Montadora das Empresas Randon, Sandro Trentin.
O próximo lançamento será o basculante, que inclusive já tinha modelo exposto para os mais de 50 convidados do primeiro de uma série de 30 eventos que serão realizados em todo o país para apresentar a nova marca. Em seguida, Trentin adianta que serão lançados novos tanques, furgões, siders e outros modelos de reboques e semirreboques nos mais de 16 segmentos que a Implementos atua. A previsão, segundo ele, é concluir todos os lançamentos até a Fenatran, principal evento do setor, que ocorre em novembro em São Paulo.
Aliás, foi na Fenatran de 2019 que as Empresas Randon apresentaram, pela primeira vez, uma das tecnologias que é destaque da linha New R, o eixo elétrico, que será vendido como um opcional.
— A Randon, com sua área de tecnologia, conseguiu criar algo que é pioneiro para o grupo, para o mercado e para o mundo, onde o semirreboque deixa de estar a reboque para contribuir com o movimento por sistemas de regeneração de energia. O eixo, por meio dos sistemas de frenagem e movimento em descida, gera energia, acumula bateria e transforma isso em força extra em subidas e para quando for demandado — explica Trentin.
Outra novidade que a linha New R apresentou ao mercado é o Smart Randon, que destaca a conectividade como pacote adicional, com mecanismos de gerenciamento de frota por meio de inteligência artificial.
Castertech expande capacidade produtiva
Outro anúncio desta semana das Empresas Randon veio do ramo de fundição. A Castertech Indaiatuba, antiga Fundituba Indústria Metalúrgica, hoje já produz 15% do volume de peças fundidas e usinadas pela companhia.
A fábrica em São Paulo deve seguir expandindo sua capacidade produtiva. A unidade planeja aumentar a produção anual de 9 mil toneladas de peças fundidas com investimentos em tecnologia e práticas sustentáveis.
Na época da aquisição, a então Fundituba Indústria Metalúrgica, que era da Agrale, estava com a produção praticamente desativada.
No primeiro ano de operações, a Castertech chegou a sete mil toneladas de itens fabricados. O incremento de capacidade em 2022 foi de 29%. A unidade também quadruplicou seu quadro que, atualmente, é de 120 pessoas. A reestruturação incluiu a implementação da nova usinagem.