A startup caxiense Moderniza, em parceria com a Rocketseat, vai oferecer 10 bolsas integrais de capacitação, totalmente gratuitas, para aulas de programação acompanhadas de um mentor. As aulas serão online com mentorias presenciais dentro do mais novo hub de inovação da Serra Gaúcha: o Moderniza Innovation Lab, no bairro São Pelegrino, na sede da companhia que atua com soluções para pequenos varejistas que integram o varejo físico com o online.
A primeira etapa de inscrições vai até 29 de julho. A partir disso, a fase de seleção já é um treinamento de cerca de um mês de aulas. Dependendo do desempenho, 10 candidatos seguirão no programa que terá início oficial a partir de setembro com duração estimada de seis meses.
Segundo o CEO da Moderniza, Giovani De Zorzi, esta formação, que é a mesma que seu time costuma fazer, tem valor de varejo estimado em R$ 2,7 mil. O investimento da companhia é para suprir a falta de programadores para empresas de tecnologia.
Hoje, a Moderniza conta com oito profissionais da área, está com quatro vagas e estima ampliação do quadro. Segundo De Zorzi, já existem negociações com empresas e entidades governamentais, que demonstraram interesse no programa, para ampliar a formação para um público maior nas próximas edições do curso.