Caxias do Sul associou-se a Porto Alegre, Florianópolis e Joinville para a criação da Tech Road, uma parceria entre as cidades que vêm se destacando na área de inovação com a finalidade de promover a atração de investimentos e eventos de tecnologia para o Sul do Brasil. Uma das primeiras missões do grupo está sendo unir esforços para que Porto Alegre seja a cidade-sede do Web Summit 2023, um dos maiores eventos de inovação do mundo.
Nesta semana, o fundador e CEO do evento, Patrick “Paddy” Cosgrove, se reuniu com o governador do Estado, Eduardo Leite, e o prefeito da Capital, Sebastião Melo. Se for confirmado em Porto Alegre, a cidade mais próxima deste circuito criado no Sul do país seria Caxias. Mais do que movimentar a economia regional durante os dias de evento, a expectativa é projetar Caxias ainda mais no cenário internacional.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Caxias, Elvio Gianni, diz que aguarda uma definição sobre a cidade que vai sediar o Web Summit 2023 até março deste ano. Gianni acredita que a localização mais próxima ao Mercosul pode influenciar na escolha pelo Sul do Brasil:
— Quatro cidades se uniram para vender a região Sul do país, e por pegar também Argentina e Uruguai. Não queremos que seja só do Estado, ou só de Porto Alegre. Queremos que seja de todos. E Caxias do Sul tem tudo para ser protagonista, atrair investimentos, porque nossa indústria é extremamente inovadora — aponta o secretário.
Para ser incluída entre as cidades do Sul do país no mapa da inovação, foi preciso mais do que articulação com os outros municípios. Entre os movimentos mais recentes, destaque para a legislação específica para a área, sancionada no final do ano passado em Caxias:
— Tínhamos uma desvantagem até então, porque o empreendedor estava trabalhando forte com inovação, mas não tinha legislação que lhe desse segurança jurídica. Tínhamos empresas querendo sair para abrir negócios em Florianópolis — compara o secretário.
Por mais que a Web Summit 2023 seja apenas um sonho até agora, os trabalhos para fortalecer Caxias como polo nacional de inovação já existem. Para isso, novas reuniões estão marcadas para os próximos dias com outros municípios da Serra. Segundo Gianni, é preciso ampliar políticas públicas de incentivo a negócios inovadores em conjunto com os "vizinhos" e aproveitando a vocação econômica de cada cidade do entorno.