A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
Espaço que sempre agrada ao público na Festa da Uva, o pavilhão das agroindústrias familiares deve ter 40 empreendimentos no próximo ano. A estimativa é do secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto.
Para viabilizar a presença dos produtores, a prefeitura de Caxias já solicitou à Secretaria Estadual da Agricultura, R$ 100 mil para o pagamento pelos estandes – valor que viria do Programa Estadual de Agricultura Familiar (Peaf), que tem como objetivo apoiar a fomentar a agroindústria familiar. A solicitação será reforçada em janeiro já que os valores terão de constar no próximo orçamento.
O auxílio será destinado não apenas às agroindústrias de Caxias, mas de toda a região. O espaço é aberto para diferentes tipos de produtos, desde alimentos até artesanato e flores.
— A Festa da Uva é um canal de comercialização importante. Além da divulgação dos produtos, as agroindústrias acabam vendendo — destaca Menegotto.
Caxias tem, atualmente, 22 agroindústrias, sendo sete de origem animal e 15 de origem vegetal, que se enquadram no programa estadual. Em todo o Estado são 1.589.
As inscrições para participar do espaço das agroindústrias familiares podem ser feitas até esta sexta-feira (10).